Brasil Brasil Brasil

Notícias

UFPI oferece doutorado interdisciplinar em Meio Ambiente

UFPI oferece doutorado interdisciplinar em Meio Ambiente

23/06/2014 09:52

Em 2010, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) instituiu o Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (DDMA) com o objetivo de ampliar o conhecimento nessa área e capacitar profissionais para dar respostas à problemática ambiental.

O Programa é desenvolvido por meio da Associação Ampla em Rede, integrada por sete Instituições de Ensino Superior, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fundação Universidade Federal de Sergipe (FUFSE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com caráter interdisciplinaridade. Durante esses quatro anos de atividade, o Curso já titulou três doutores e, atualmente, conta com um total de 35 doutorandos.

Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Lira Monteiro, coordenadora do DDMA/UFPI

A Coordenadora do DDMA/UFPI, Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Lira Monteiro, relata que existe uma carência de recursos humanos em meio ambiente no Brasil e, principalmente, no Nordeste por conta do reduzido número de doutorados nessa área. "A região Nordeste enfrenta graves problemas ambientais e o objetivo do nosso Doutorado é produzir conhecimentos científicos e capacitar profissionais para dar respostas a essa problemática", explica.

O Doutorado é desenvolvido por meio da Rede do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) que reúne sete universidades públicas nordestinas para promover cursos de Pós-Graduação. Segundo a Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Lira Monteiro, o Curso promove intercâmbios de alunos e professores entre as instituições associadas com o objetivo de promover a interação e troca de conhecimentos.

A doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Alyne Oliveira, destaca a importância do intercâmbio institucional proporcionado pelo Programa ao desenvolvimento da sua pesquisa. "As disciplinas cursadas e os eventos científicos de que participei em outras instituições me permitiram ampliar o conhecimento sobre a produção científica na temática e aprofundar relações para parcerias de pesquisa", relata.

Interdisciplinaridade

Um dos grandes diferenciais do DDMA é o caráter interdisciplinar, o que possibilita a inserção de doutorandos de várias áreas de formação como Biologia, Economia, Física, Comunicação Social, Administração, entre outros. "O tema meio ambiente perpassa todas as disciplinas e precisa ser estudado de forma abrangente", explica a Coordenadora Dr.ª Maria do Socorro Lira Monteiro.

O biólogo Fábio Vieira é um dos doutores formados pela DDMA/UFPI, o qual ingressou na primeira turma do Programa, em 2010, e desenvolveu pesquisa sobre Uso de Fitocombustível no Semiárido Brasileiro: Preferências Locais e Atributos Físicos da Madeira, cujos resultados indicam as melhores espécies vegetais para futuros projetos de reflorestamento e/ou criação de floresta energética. "A pesquisa pode auxiliar no uso melhorado do recurso em escala comercial, uma vez que se conhecem quais as espécies de maior potencial calorífico", explica o doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

      

Fábio Vieira durante apresentação da sua tese e com a banca examinadora

       

Prof. Dr. Fábio Vieira durante o desenvolvimento da pesquisa

Com uma abordagem diferenciada, a economista Alyne Oliveira desenvolveu pesquisa sobre a sustentabilidade em três assentamentos rurais de Teresina, considerando as dimensões ecológica, social, econômica, política/institucional e cultural. Aline explica que a principal contribuição da pesquisa é desmistificar ideias preconcebidas em relação ao desempenho da política de assentamentos rurais no país: "Em geral, esses espaços são pensados por uma ótica exclusivamente socioeconômica, e não entendidos como locais que são influenciados por dinâmicas ecológicas, político/institucionais e culturais".

      

Alyne Oliveira, economista, durante pesquisa sobre sustentabilidade em  três assentamentos rurais de Teresina

A partir dos resultados das pesquisas, os alunos investem na divulgação do conhecimento ao publicar em periódicos científicos. O Dr. Fábio Vieira desenvolveu dois artigos que estão em fase de tradução para submissão aos periódicos Regional Envirionmental Change e Biomassand Bioenergy, ambos com Qualis A2 em Ciências Ambientais. Já o material da Dr.ª Alyne Oliveirase encontra em processo de avaliação por periódicos classificadas com Qualis B1 e B2 nas áreas Interdisciplinar e Ciências Ambientais, da Capes.

Além de contribuir para a capacitação de profissionais na área, as pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente são importantes pelo valor acadêmico/científico ao constituir o acervo teórico para que outros pesquisadores se beneficiem.

Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - DDMA/UFPI

O Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (DDMA) da UFPI é sediado no Núcleo de Referência em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste (TROPEN), Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

O Programa surgiu em 2010, como desdobramento do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. O DDMA encerra caráter interdisciplinar e possui duas linhas de pesquisa: "Planejamento e Gestão de Zonas Semiáridas e Ecossistemas Limítrofes" e "Ordenamento Territorial e Gestão de Conflitos nos Ambientes Costeiros".

O Programa é desenvolvido a partir da Associação com sete Instituições de Ensino Superior do Nordeste: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fundação Universidade Federal de Sergipe (FUFSE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O DDMA em Teresina recebe recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) e alguns alunos recebem auxílio com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Fundação de Amparo a Pesquisa do estado do Piauí (FAPEPI).

Em quatro anos de existência, o Doutorado titulou três doutores e, atualmente, conta com um total de 35 doutorandos. Destes, 14 são docentes da UFPI, cinco do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), três do Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), três de faculdades particulares, dois da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), dois da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC-MA), um da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC-PI), um da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), um Consultor Ambiental, um técnico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) e dois bolsistas.

Para mais informações, acesse a página do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.