Brasil Brasil Brasil

Notícias

Solenidade marca abertura do Programa de Doutorado em Enfermagem

Solenidade marca abertura do Programa de Doutorado em Enfermagem

03/06/2014 10:29

Prof.ª Dr.ª Claudete Ferreira, Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família; Prof.ª Dr.ª Benevina Maria, Coordenadora do curso de Enfermagem; Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz, diretora do Centro de Ciências da Saúde; Prof. Dr. Helder Cunha, Pró-Reitor de Pós-Graduação; Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, vice-reitora; Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento, chefe do departamento de Enfermagem; Prof.ª Dr.ª Inez Sampaio, coordenadora da pós-graduação em enfermagem; Prof.ª Msc. Olívia Dias, doutoranda. 

Aconteceu na tarde desta terça-feira, 03, a solenidade de abertura do Programa de Doutorado do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento, que ocorreu no Auditório de Enfermagem no Centro de Ciências da Saúde (CCS), marcou a inauguração oficial do doutorado em enfermagem reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, vice-reitora da UFPI

Presente na ocasião, a vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, destacou a importância da implantação do programa à instituição e ao curso. "A política da universidade é de apoiar e incentivar a pesquisa e a pós-graduação. A instituição do doutorado na área de enfermagem é, pois, o resultado de um processo de amadurecimento e compromisso de uma ação conjunta de alunos, professores e administradores.", ressaltou.

Segundo o Prof. Dr. Helder Cunha, Pró-Reitor de Pós-Graduação, esse é o 8º programa de doutorado instaurado na UFPI em 10 anos e se constitui como o 1º do Centro de Ciências da Saúde.

Rebeca Mendes, aluna do Mestrado Profissional em Saúde da Família

"A implantação desse programa abrirá novos horizontes, uma vez que permitirá um empenho maior dos estudantes na pesquisa em um nível mais elevado, como é o caso do doutorado.", explicou a aluno do Programa de Mestrado em Enfermagem, Rebeca Mendes Monteiro.

Prof.ª Msc. Chrystiany Plácido, doutoranda

Chrystiany Plácido, professora do curso de Enfermagem e aluna do doutorado, ressaltou a relevância do reconhecimento e aprovação da Capes ao doutorado da referida graduação. "Ter um doutorado na instituição facilitou o acesso aqueles que almejavam obter essa pós-graduação e não conseguiam devido a dificuldade de deslocamento.", afirmou.

Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal de Goiás, Denize Bouttelet, e Coordenadora da área de Enfermagem da Capes

"O doutorado é o ápice da formação científica de um profissional e tê-lo na própria instituição possibilita o desenvolvimento da área e a terminalidade da formação de um aluno.", completou Denize Bouttelet, Coordenadora da área de Enfermagem da Capes, acerca da importância de um programa de doutorado.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.