Brasil Brasil Brasil

Notícias

Palestras marcam o encerramento do Fórum de Pró-Reitores do Nordeste

Palestras marcam o encerramento do Fórum de Pró-Reitores do Nordeste

30/05/2014 09:27

Nesta sexta-feira (30), encerraram-se as atividades do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Nordeste (FOPROP-NE) com apresentação de palestras com o representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Prof. Dr. Armando Zeferino Milioni, e o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Dr. Emídio Cantídio de Oliveira Filho. A solenidade reuniu pró-reitores, coordenadores e diretores de pós-graduação de várias Instituições de Ensino Superior (IES), no Executive Flat Rio Poty, em Teresina, Piauí.

Pró-Reitores assistem a paletras no último dia do FOPROP-NE

O Prof. Dr. Armando Zeferino apresentou a palestra "Programas e Ações para o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação no Brasil", que focou na educação, ciência, tecnologia e inovação como eixos estruturantes de crescimento sustentável. Armando Zeferino afirmou que "é possível compor um sistema público de ensino superior capaz de atender as necessidades estratégicas nacionais de uma forma mais eficiente".

Prof. Dr. Armando Zeferino

Em seguida, o Prof. Dr. Emídio Cantídio de Oliveira ministrou a palestra "A empresa de serviços e importações New Route", que trata do problema da assimetria de qualidade. Emídio Cantídio destacou que o Brasil tem uma pós-graduação forte, porém distribuída nas regiões de forma assimétrica.

Prof. Dr. Emídio Cantídio de Oliveira

O Pró-Reitor de Ensino e Pós-Graduação da UFPI e coordenador do FOPROP em Teresina, Prof. Dr. Helder Cunha, afirmou que as ações estão sendo realizadas em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPI com o objetivo de melhorar e expandir os cursos de pós-graduação da universidade. "A UFPI tem dado incentivo por meio da criação de novos programas, do lançamento de editais de auxílio à pós-graduação e à pesquisa, além de participar do processo de qualificação dos docentes. Essas ações são importantes para o desenvolvimento da pós-graduação".

Pró-Reitor de Ensino e Pós-Graduação da UFPI e coordenador do FOPROP em Teresina, Prof. Dr. Helder Cunha

Sobre a importância da realização do FOPROP em Teresina, Helder Cunha acredita que apesar de ser regional, o evento tem uma abrangência nacional. "O que se discute são políticas de pós-graduação e pesquisas brasileiras", afirmou.

A coordenadora do FOPROP-NE, Rita Maria Weste Nano, relatou que os dias do evento foram gratificantes. "O evento contou com a participação da maioria dos Pró-reitores das instituições de ensino superior da região Nordeste e recebeu os palestrantes convidados, que trouxeram informações importantes para desenvolvimento da pesquisa, da inovação e da pós-graduação no Brasil".

Coordenadora do FOPROP-NE, Rita Maria Weste Nano

A segunda edição anual do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Nordeste está prevista para o mês de outubro em Aracaju, Sergipe.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.