Brasil Brasil Brasil

Notícias

Abertura do Fórum de Pró-Reitores do Nordeste acontece em Teresina

Abertura do Fórum de Pró-Reitores do Nordeste acontece em Teresina

29/05/2014 21:42

A abertura do Forúm de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Nordeste (FOPROP) aconteceu nesta quinta-feira (29) no Executive Flat Rio Poty, reunindo pró-reitores, coordenadores e diretores de pós-graduação. A solenidade contou também com a presença dos gestores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A ministrante Ana Maria Ferreira Leite, representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), apresentou palestra sobre a Avaliação Trienal da CAPES nas instituições de ensino. Exemplificou alguns pontos de referência em relação à evolução do sistema universitário, além de trazer alguns resultados.

Segundo Ana Maria, o objetivo da avaliação é mostrar a capacidade de formação de recursos humanos das instituições de ensino superior por meio dos programas de pós-graduação. "A partir do momento que os programas são avaliados, eles vão poder se orientar em relação à possibilidade de formação, tanto em nível de mestrado e doutorado como de mestrado profissional", conclui.

Representante da CAPES, Ana Maria Ferreira Leite

De acordo com a Vice-Reitora da UESPI, Prof.ª Dr.ª Bárbara Melo, o FOPROP é importante para fortalecer a pesquisa e a pós-graduação da Região Nordeste. "É um momento em que os pró-reitores da Região Nordeste se agregam para discutir tanto problemas como alternativas comuns. O Piauí pela segunda vez sedia o Fórum e é uma honra para as instituições parceiras (UFPI, IFPI e UESPI)", comenta a vice-reitora.

O Fórum tem como objetivo principal discutir as políticas de pesquisa, inovação e pós-graduação vigentes, como proporcionar a troca de experiência entre instituições e propostas de novas ações. Rita Maria Weste Nano, coordenadora do FOPROP-NE, comenta que o evento também busca associações de Instituições de Ensino Superior (IES) de forma a promover cursos de pós-graduação em rede. "A reunião proporciona a troca de experiências entre os pró-reitores, as palestras de agências de fomento e trazem novidades, propostas e projetos que podem ser lançados em forma de editais", explicou a coordenadora.

Coordenadora FOPROP-NE, Rita Maria Weste Nano

Dentre os participantes do evento, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor Dr. Francisco Sousa Ramos comenta sua experiência na instituição. "A última avaliação mudou muito a configuração dos nossos programas. Tínhamos dois programas com nota seis e passamos a ter oito programas com essa nota, que requer uma visão totalmente diferenciada das nossas políticas", disse.

Representando a UFPI, o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho reconhece as dimensões do evento para o estado e instituições, como também a importância do contato entre pró-reitores com as agências de fomento (CAPES, Ministério de Ciência e Tecnologia e CNPq). "Nós, que estamos na gestão da universidade, aprendemos muito com a experiência e discussões que são desenvolvidas com os gestores de outras instituições, o que é fundamental para amadurecermos as políticas a serem desenvolvidas na UFPI", enfatiza o pró-reitor.

Representando UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

O FOPROP recebeu 52 convidados, entre pró-reitores, gestores e diretores da Pesquisa e Pós-Graduação. Durante o dia de hoje (29) e a sexta-feira (30), o Fórum recebe a palestra de Financiamento da Pós-Graduação, com representantes da CAPES, Programas e Ações para o Desenvolvimento Tecnológico; a Inovação no Brasil, com o representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC); e apresentação da empresa de serviços e importações New Route, com o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

A abertura contou com apresentação da Orquestra da UFPI

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.