Brasil Brasil Brasil

Notícias

Pós-Graduação em Ciência da Computação realiza primeira defesa de mestrado

Pós-Graduação em Ciência da Computação realiza primeira defesa de mestrado

14/02/2014 09:23

"Uma Abordagem Híbrida para Geração de Portifólios em Linhas de Produtos de Software", esse é o título da primeira dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), de autoria de Jonathas Jivago, apresentada na manhã desta sexta-feira (14), no Auditório Afonso Sena, do Centro de Ciências da Natureza (CCN). 

Familiares e estudantes de Computação prestigiaram a primeira defesa de Mestrado do PPGCC/UFPI

A expectativa dos pais do mestrando e dos alunos do Curso, que lotaram o auditório, demonstrou a importância histórica do momento para a UFPI. A banca foi composta pelos professores Dr. Jefferson  Teixeira de Sousa, da Universidade Estadual do Ceará (UFC);  Dr. André Soares, coordenador do PPGCC; Dr. Raimundo Santos Moura; e Dr.  Pedro Alcântara, orientador.

Ao centro, professor convidado Dr. Jefferson Teixeira de Souza (UFC)

O professor convidado, Dr. Jefferson Teixeira de Souza (UFC), falou sobre a qualidade do Programa de  Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPI. "O Programa inicia de forma fantástica. O aluno apresentou-se de forma qualificada, garantindo publicações de seu trabalho, com uma perspectiva muito boa de ser o primeiro de muitos mestres que se formarão pela UFPI", destacou. 

Orientador da primeira dissertação de mestrado do PPGCC/UFPI, Prof. Dr. Pedro Alcântara

Para o coordenador do PPGCC/UFPI,  Prof. Dr. Pedro Alcântara, esse é um momento especial, no qual apresenta-se à comunidade acadêmica o fruto de todo esforço e dedicação. "Hoje é o início de várias defesas. Diversos trabahos serão apresentados, criando produtos inovadores para a alimentação do ciclo que envolve a universidade, que é o ensino, a pesquisa, e a extensão", afirmou. 

Jonathas Jivago: o primeiro mestre formado pelo PPGCC/UFPI

Logo após o anúncio de sua aprovação como Mestre em Ciências da Computação, Jonathas Jivago falou sobre seu compromisso com a sociedade: "Estou muito  feliz com a minha qualificação e em poder contribuir com o avanço da pesquisa em nosso Estado". 

Dentre as várias publicações conquistadas por Jonathas Jivago e seu orientador Prof. Dr. Pedro de Alcântara, destaca-se o artigo "Toward a Hybrid Approach to Generate Software Product Line Portfolios", publicado no "IEEE Congress on Evolutionary Computation", a conferência mundial mais importante na área de Computação Evolutiva, tendo o Qualis A2.

Em 2012, o PPGCC foi contemplado com sete bolsas de mestrado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), por meio do Programa de Bolsas de Mestrado e Doutorado para os Programas Pós-Graduação no Piauí.

Fonte: UFPI/PPGCC

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.