Brasil Brasil Brasil

Notícias

Primeira defesa de Mestrado em Ciência da Computação da UFPI será sexta

10/02/2014 09:43

A primeira defesa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), será realizada na próxima sexta-feira (14). O mestrando Jonathas Jivago, formado em Ciência da Computação pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT), é aluno do Mestrado pela UFPI, sob a orientação do Prof. Dr. Pedro de Alcântara.

Para o mestrando as expectativas em relação a sua apresentação são as melhores. "Tenho a missão de realizar a primeira defesa de mestrado em Ciência da Computação da UFPI. Estou muito feliz por poder fazer parte desse avanço da pesquisa em nosso Estado. Eu quero fazer uma boa apresentação para repassar bem todo o meu trabalho empenhado nesses dois anos de Pós-Graduação", declarou Jonathas Jivago.

Jonathas Jivago, primeiro a defender dissertação de Mestrado em Ciência da Computação na UFPI

 

Em 2012, o PPGCC foi contemplado com 7 bolsas de mestrado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), por meio do Programa de Bolsas de Mestrado e Doutorado para os Programas Pós-Graduação no Piauí.

"A primeira defesa representa o primeiro indício de sucesso do próprio mestrado. Agora teremos o primeiro Mestre em Ciência da Computação formado no Piauí. Para alcançar essa conquista muitos professores e colaboradores estiveram envolvidos. Tudo isso é fruto de um longo trabalho iniciado com a criação do curso de Graduação em Ciência da Computação da UFPI", ressalta Prof. Dr. André Soares, coordenador do PPGCC, que afirma ainda que em 2009 foram iniciados os trabalhos de criação do curso de Mestrado, que obteve aprovação em 2011 e o início em 2012.

Dentre as várias publicações alcançadas por Jonathas Jivago e seu orientador Prof. Dr. Pedro de Alcântara, destaca-se o artigo "Toward a Hybrid Approach to Generate Software Product Line Portfolios", publicado no "IEEE Congress on Evolutionary Computation", a conferência mundial mais importante na área de Computação Evolutiva, tendo o Qualis A2.

Em junho do ano passado, o Prof. Dr. Pedro de Alcântara, por meio do Programa de Auxílio à Participação em Evento Científico, esteve na cidade de Cancún, no México, apresentando o artigo no Congresso de Computação Evolucionária. O Programa da Fapepi tem como objetivo apoiar a participação de pesquisadores doutores, que tenham vínculo efetivo em instituição pública ou privada, sem fins lucrativos, de ensino e/ou pesquisa no Estado do Piauí, em eventos científicos, nacionais ou internacionais, para apresentação de trabalho científico.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.