Brasil Brasil Brasil

Notícias

Defesa de Memorial para Promoção Professor Titular

Defesa de Memorial para Promoção Professor Titular

31/03/2015 14:33

O Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí finalizou a semana com um momento importante para a qualificação de seu corpo docente: a defesa do memorial acadêmico do professor João Xavier da Cruz Neto. O mesmo  obteve mais de 400 pontos na avaliação. A avaliação, feita pela banca examinadora externa, é uma das etapas para promoção à classe de professor titular. O cargo corresponde ao topo da carreira acadêmica e o acesso acontecia por meio de concurso público de provas e títulos, no qual somente podiam se inscrever os detentores do título de doutor.

Segundo o chefe do Departamento, Jefferson Leite, que acompanhou a comissão que elaborou os critérios para a promoção de classe na UFPI, o processo avalia rigorosamente o desempenho do docente. "A promoção à classe de professor titular de carreira ocorre mediante a análise de relatório de atividades dos últimos dois anos na Classe Associado, Nível 4, seguida de Defesa de Tese Acadêmica Inédita ou Memorial Acadêmico, como foi o caso do professor João Xavier da Cruz Neto. A classe de Professor Titular possui nível único, diferente das demais", explicou.

O professor João Xavier da Cruz Neto foi avaliado pelos professores Rodney Carlos Bassanezi (UNICAMP), Ronaldo Alves Garcia (UFG), Orizon Pereira Ferreira (UFG) e Luquesio Petrola de Melo Jorge (UFC). Em sua apresentação, Xavier destacou vários momentos importantes de sua trajetória pelo mundo. Na UFPI, ocupou vários cargos administrativos e colaborou para vários trabalhos científicos incluindo um de grande porte que é a OBMEP.

Entre as várias realizações acadêmicas e científicas, o professor Xavier faz parte da comissão acadêmica do mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), sendo o coordenador de produção de material didático do programa. Ele tem mais de muitos artigos publicados em revistas científicas internacionais e já orientou trabalhos de mais de 30 alunos entre graduação e pós-graduação.

Após a defesa, realizada na última sexta-feira (06), os componentes da banca examinadora fizeram vários questionamentos ao candidato Xavier e, em seguida, se reuniram para deliberar a nota, levando em conta critérios como domínio das ideias que sustentaram o trabalho, abrangência e evolução do conhecimento na área, contribuição científica e formação de novos pesquisadores. O professor João Xavier recebeu nota aprovativa de cada um dos membros da banca, sendo aprovado com nota acima da média.

A defesa foi acompanhada por estudantes e docentes da Universidade Federal do Piauí e demais pessoas externa a UFPI. Após sessão pública, com a presença de avaliadores externos, realizada em 06 de março de 2015, assinou-se a ata de aprovação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.