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Depoimento de Pibidiano de área de Socialogia

18/03/2013 10:52

 

GANHOS ACADÊMICOS, PROFISSIONAIS E PESSOAIS COMO BOLSISTA DO PIBID-SOCIOLOGIA/UFPI

                                                                                                            Evannoel de Barros Lima[1] 

Meu nome é Evannoel de Barros Lima, fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência, na área de sociologia, de 2010 a 2011, campus Teresina, atuando nas escolas Lourdes Rebelo e José Amável, localizadas na zona leste da cidade.  O Programa permitiu que eu me inteirasse de forma mais ampla sobre a docência, antes pensada somente como pratica de ensino em sala de aula. Me fez conhecer o contexto escolar nas suas relações sociais diárias e nos sujeitos que dele fazia parte nas suas interações e conflitos. Pude perceber as dimensões referente a gestão escolar, planejamento e coordenação pedagógica como extensões da docência.

Através das atividades de monitoria intra e extraclasse, atividades complementares, participações em aulas de sociologia e das reuniões com a coordenação de área, pude perceber a complexidade do exercício da docência, suas dores e delicias, mas sobretudo da nossa importância como futuros professores no processo ensino-aprendizagem. Estar inserido nesse Programa, além da ajuda de custo imprescindível naquele momento, me fez aguçar o olhar critico e reflexivo para a prática docente, ficar intrigado e instigado a exercitá-la e descobri-la academicamente permitindo-me ir adiante e galgar alguns êxitos na minha trajetória acadêmica e profissional.

O primeiro ganho foi a aprovação para professor substituto de sociologia, no departamento de ciências sociais, na Universidade Federal do Piauí, no ano de 2012. Tentei o mesmo concurso, antes de adentrar ao PIBID e não fui aprovado por receios de realizar a prova didática. Não conseguia formalizar os conteúdos de maneira coerente num plano de aula. As minhas participações nas aulas de sociologia, supervisionadas pelos docentes da disciplina na escola em que efetivava as minhas atividades no PIBID, proporcionaram um desenvolvimento gradual da minha postura didática. Munido de planos de aula, iniciei minhas participações nas aulas de sociologia com explanações de vinte minutos e, ao longo do tempo, já estava produzindo exposições de cinqüenta minutos e praticamente sem a ajuda do professor supervisor, embora estivesse presente na sala de aula. Ao término da minha trajetória na escola, realizei o mencionado concurso e consegui aprovação. Aprendi que o planejamento é de fundamental importância na construção de uma aula.

O segundo ganho foi minha classificação no processo seletivo para professor temporário, realizada pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí. Alguns anos atrás, participei da mesma seleção e fui classificado na trigésima quarta posição  com quarenta candidatos inscritos. Nesta ocasião, minha formação bacharelesca não me permitiu sucesso. Porém, ao adentrar no PIBID semanalmente era obrigado a estudar os conteúdos de sociologia para o ensino médio afim de  participar das aulas e realizar as monitorias junto aos alunos da escola. No período de dois anos, assimilei os conteúdos dos livros de sociologia e ao mesmo tempo fui adquirindo habilidades de explicá-los aos outros, o que requer um treinamento de objetividade e clareza na exposição. No mesmo período, fiz dois concursos para professor efetivo do Instituto Federal do Piauí e consegui a décima segunda posição de sessenta inscritos. Porém, agora em 2013 me classifiquei na segunda posição do concurso para professor temporário do estado com quantidade similar de concorrentes. Aprendi uma lição, as vitórias em concursos são obtidas através de estudo sistemático e exaustivo.

O terceiro ganho foi a minha aprovação para o mestrado de sociologia que se deu recentemente. As escolas do PIBID tornaram-se lócus de pesquisa, onde problematizei sociologicamente o fenômeno da evasão escolar a partir do comportamento apático e das saídas internas das aulas para conversas em grupo no pátio da escola.  Quero compreender o significado desse comportamento específico, denominado pela escola de evasão interna.

 Além desses outros resultados importantes, ocorreram em relação a minha visão sobre a licenciatura e algumas modificações no plano pessoal e que também merecem minhas considerações, tais quais: conhecimento do histórico de inserção/proibição da disciplina sociologia no ensino médio, da qualidade dos livros didáticos na área; desenvoltura pessoal para falar em público e perda da timidez; explanação do conteúdo didático de acordo com a realidade dos alunos; ação sensata e pensada em condições inesperadas na sala de aula; trabalho em grupo e cooperação; aprendizagem diária com os profissionais das escolas; convivência cotidiana com estudantes de várias idades, classes, etnias e gêneros; aprendizagens do conteúdo da disciplina, posturas profissionais e pessoais na escola, reflexões criticas sobre a prática docente e discente na escola e na universidade, discussões teóricas sobre sociologia da educação, utilização de filmes e documentários como recurso didático expostos e discutidos nas reuniões semanais com a coordenação de área.  Destaco, por fim, o grande proveito que esse Programa me proporcionou ao adentrar a escola, refleti-la com espaço sociocultural, terreno pantanoso e difícil de caminhar, onde tive que calçar os sapatos adequados para cada trilha que  percorria neste pântano. Chegando ao fim dessa trilha percebi que ela me levava a outras que já iniciei num intermitente caminhar dessa aprendizagem que é profissional e também pessoal. Agradeço à coordenadora de Área Mary Alves, a coordenadora geral Antônia Dalva, aos supervisores Valéria e Ferdnan e a todos bolsistas que me acompanharam nesta trajetória. Aos bolsistas presentes, sejam bem vindos e tenham o orgulho que tive de participar desse Programa, parabéns por fazerem parte dessa oportunidade de serem profissionais melhores.



[1] Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí. Licenciado em História pela universidade Estadual do Piauí. Especialista em História Cultural pela Universidade Federal do Piauí.

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