Brasil Brasil Brasil

Notícias

I EEGEPP PIBID/UFPI

12/05/2015 21:04

I Encontro das Equipes Gestoras das Escolas Parceiras do PIBID/UFPI (I EEGEPP).


        O fortalecimento da profissão docente é uma das prioridades da ação da Organização do Estados Ibero- Americanos (OEI) e, portanto, tem forte presença nas "Metas Educativas 2021, do projeto: A educação que queremos para a geração dos Bicentenários". Surge assim, o Progama de Mobilidade de Professores em toda a América Latina e nos países  do Mercosul a partir de 2014, no qual o Ministério de Educação de Portugal e o Brasil, representado pela UFPI, participam.

         Em Abril de 2015, a Organização dos Estados Ibero- Americanos (OEI), em coordenação com Ministério da Educação, Governo de Portugal foram responsáveis pela preparação da agenda de atividades que oito professores que participam no "Progama da Rede a Mobilidade dos Docentes: Liderança Escolar e Organização", realizada entre 18 e 25 de Abril de 2015 Centros e Instituições de Ensino em Portugal. No âmbito do projeto focado no desenvolvimento profissional de professores, esta iniciativa destina-se principalmente para a troca de experiências educacionais: atender as formas políticas organizacionais, pedagógicas e metodológicas e trabalhar no sentido de criar uma rede de colaboração e intercâmbio profissional na área de Liderança e Organização Escolar.

          No período supracitado, ou seja, de 18 a 25 de Abril de 2015, Ruperto Rodrigo Pizarro e Berta Ester Castro Watson, chilenos, Antonia Dalva, Alessandra Patrícia S. Pires e Juliana Castelo Branco, brasileiros e as mexicanas Juradoy Veronica Rodriguez e Rivera Araceli Colin, conheceram aprendizagem criativa focada em Liderança e Organização Escolar. Para dar continuidade a esta mobilidade na semana de 11 a 15 de Maio de 2015, as professoras Maria Adelaide e Maria Manuela, de Lisboa, estarão em Teresina e na Universidade Federal do Piauí para participarem do I Encontro das Equipes Gestoras Parceiras do Pibid da UFPI (I EEGEPP), no qual compartilharão suas experiências, assim como vivenciarão as práticas do Pibid e as práticas das escolas conveniadas.

           Trata-se portanto de um evento oportuno que provoca a todos os envolvidos alunos, supervisores e coordenadores do Pibid da UFPI e diretores e coordenadores das escolas públicas conveniadas a refletir sobre a liderança e gestão escolar, assim como sobre a formação inicial e no desenvolvimento profissional dos professores. A abertura ocorreu dia 11 no Cine Teatro da UFPI, com a Roda de conversa: Portugal e Brasil/UFPI, dialogando sobre a formação docente coordenada pelas profesora portuguesas Maria Manuela Dâmanso dos Santos e Maria Adelaide Parede Silva, Coodenadoras do Pibid e as Supervisoras;Helena do Carmo Moraes de Sousa e Cassandra Nogueira Vieira do Santos.

Confira aqui a programação do evento e abaixo fotos da cerimônia de abertura.

 


Execução do Hino de Portugal durante a abertura do evento (Cine Teatro).


Pibidiana da equipe de música, canta o Hino Nacional do Brasil.


Coordenadora Institucional do Pibid Profª Dra. Antônia Dalva discursa para os presentes.


 

Integrantes da Mesa do I EEGEPP.


Profª Maria Manuela Dâmaso na roda de conversa - Portugal e Brasil/UFPI. "Dialogando sobre a formação docente".


Profª de Portugal, Maria Adelaide Paredes Silva.


Apresentação de Grupo de Dança durante o encerramento do evento.


 

dd

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.