Brasil Brasil Brasil

Notícias

Minicurso em Parnaíba recebe caravana do IFTO

20/03/2014 08:24

Durante os dias 13 e 14 de março de 2014, o Campus Parnaíba da Universidade Federal do Piauí, através do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, recebeu uma caravana composta de 35 pessoas sendo 33 acadêmicos de Biologia do IFTO e duas Professoras, Dra. Fábia Silva de Oliveira Lima e MSc. Janaina Costa e Silva para a realização de minicurso “Coleta e herborização de macroalgas do litoral piauiense”, com duração de 16 horas, ministrado pela Profa. Dra. Maria Helena Alves.

O primeiro dia do curso aconteceu no Laboratório de Botânica, abordando aspectos que foram desde tópicos teóricos em macroalgas, exercícios com cortes histológicos e técnicas de coleta e, extração de alcalóides de algas até a aplicação de um jogo didático (bingo) sobre o assunto. O segundo dia do curso foi dedicado à coleta de material ficológico in locu (Praia de ‘Carnaubinha’), seguido do processo de herborização do mesmo.

No encerramento do curso, as professoras e alunos demonstraram gratidão, reconhecendo a importância da participação no minicurso como imensa contribuição à sua formação técnica, bem como por terem desenvolvido a percepção mais aguçada da necessidade de conservação do ambiente marinho na preservação das espécies de algas. O curso também serviu para despertar e estimular os discentes para o estudo desses organismos aquáticos.

Devido à distância geográfica entre as duas Instituições, a Profa. Dra. Maria Helena celebra a efetivação de trabalhos colaborativos entre as mesmas, o que aponta para a concretização de projetos, os quais virão a enriquecer o ecletismo de estudos científicos, ressaltando ainda o crescimento do curso e o rompimento de fronteiras.

Chegada dos discentes ao local de coleta de macroalgas (Praia de Carnaubinha, Luis Correia).

 

Discentes trabalhando em laboratório do Campus.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.