Brasil Brasil Brasil

Notícias

PIBID capacita profissionais para a área de Educação Especial e Inclusiva

PIBID capacita profissionais para a área de Educação Especial e Inclusiva

07/10/2013 11:45

A Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFPI), Prof.ª Dr.ª Antonia Dalva França-Carvalho, em uma iniciativa pioneira, elaborou um projeto de intervenção interdisciplinar reunindo os cursos de Pedagogia e Artes Visuais para atuação na área de Educação Especial e Inclusiva. A primeira etapa do projeto se deu com a realização do curso de formação "Educação Especial e Autismo". O Curso com carga horária de 20h/a, foi ministrado pelas professoras MsC. Sandra Lima de Vasconcelos e Francisca Gonçalves de A. e Silva.


Entre os assuntos tratados no curso estão: a história do tratamento dado às pessoas com deficiência; Educação especial e Inclusiva; Autismo: definição e caracterização; e o processo de inclusão escolar de pessoas autistas. Além das discussões e reflexões teóricas, os pibidianos participaram de uma oficina de jogos e recursos didáticos adaptados.

Segundo os alunos de Pedagogia e Artes Visuais o curso foi de extrema importância para a construção de conhecimentos, valores e atitudes coerentes com a política inclusiva de educação.


O Curso de Formação "Educação Especial e Autismo" aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro, na sala de vídeo do Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI), envolvendo cerca de 30 alunos do PIBID de Pedagogia e Artes Visuais.

 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.