Brasil Brasil Brasil

Notícias

PARFOR/UFPI realizará I Seminário Interdisciplinar (I SIMPARFOR)
SIMPARFOR

SIMPARFOR

PARFOR/UFPI realizará I Seminário Interdisciplinar (I SIMPARFOR)

31/03/2016 20:42

O Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UFPI) realizará o I Seminário Interdisciplinar, que tem como tema Educação, Trabalho e Diversidades, em todos os campi da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As atividades terão início no dia 14 de abril e seguirão até o dia 20 de maio. A programação do evento englobará palestras, mesas-redondas, exposição de pôsteres, sessões de comunicação oral e oficinas de diferentes temáticas.

Durante o evento, que tem como público-alvo professores da rede pública de educação básica, em especial, aqueles em formação pelo PARFOR no âmbito da UFPI, professores e coordenadores vinculados ao Programa e a comunidade acadêmica em geral, será socializada a experiência do desenvolvimento do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do PARFOR da UFPI.  

DSC_0202_.jpg

Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, Profa. Me. Maria da Glória Duarte Ferro Silva

 

 A Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, Profa. Me. Maria da Glória Duarte Ferro Silva, ressalta a importância do evento “O SIMPARFOR é uma iniciativa importante da Coordenação do PARFOR/UFPI no processo de institucionalização do Programa e de garantia da qualidade acadêmica e social dos percursos formativos oferecidos aos docentes da educação pública básica do Estado do Piauí” ”, disse.

  Também acrescentou que o  evento é uma excelente oportunidade de inserção dos alunos do PARFOR/UFPI na cultura acadêmica e de fomento a socialização de experiências e reflexões sobre as práticas pedagógicas exercitadas nos cursos do PARFOR/UFPI e nos contextos de atuação dos professores da educação básica. 

 simparfor.jpg

Saiba mais sobre o Projeto Formativo Interdisciplinar do PARFOR/UFPI

A Resolução CNE/CP nº 2/2015 aprovada em 1º de julho de 2015 definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada em nível superior de profissionais do magistério para a educação básica, estabelecendo que o projeto de formação das instituições de educação apresente uma sólida base teórica e esteja fundamentado em princípios norteadores da interdisciplinaridade.

Nesse contexto, a iniciativa de implementação do Projeto Formativo Interdisciplinar do PARFOR/UFPI se insere no esforço de qualificação dos profissionais que atuam na educação básica, possibilitando-lhes mais que articular conteúdos de diferentes áreas do conhecimento: visa o verdadeiro exercício da consciência interdisciplinar, o que consiste na superação do paradigma fragmentar instaurado desde o advento da modernidade por meio de um olhar para a realidade da qual o conhecimento brota em sua inteireza, reconhecendo sua natureza multifacetada e a exigência de uma mentalidade condizente. Apenas quando investidos de tal consciência, os docentes podem refletir sobre suas atuações, bem como sobre o processo de educação formal, de modo a responder adequadamente às normativas legais e acadêmicas postas como desafios à Universidade.

Confira a Programação e Normas para Submissão de Trabalhos

Acompanhe a Programação Completa 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.