Brasil Brasil Brasil

Notícias

PARFOR-UFPI promove Seminário de abertura das atividades acadêmicas
Aula Inaugural

Aula Inaugural

PARFOR-UFPI promove Seminário de abertura das atividades acadêmicas

10/01/2016 20:32

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (04), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a solenidade de inauguração do Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas dos Cursos Especiais Presenciais, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, período letivo 2015.2 (PARFOR-UFPI). O evento tem como objetivo estimular a formação sólida, contextualizada, ampla e multidisciplinar de professores da Educação Básica em exercício na rede pública do Estado do Piauí.

DSC 0196

Solenidade aconteceu no Cine Teatro da UFPI

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes; a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Socorro Leal; a Coordenadora do PARFOR-UFPI, Profa. Glória Ferro; o Coordenador Adjunto do PAFOR-UFPI, Prof. José Ribamar Lopes; a Profa. Dra. Nilza Maria Cury Queiroz, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino; o Coordenador do Curso de Matemática, Prof. Dr. Edivaldo Queiroz, e a aluna Diana Carla Pereira, representando os estudantes do programa.

PARFOR 2016 8 of 11

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Prof. José Arimateia iniciou cumprimentando os professores e estudantes presentes na cerimônia, e aproveitou para ressaltar o apoio da Administração Superior da UFPI com as atividades do PARFOR. “Nós assumimos um compromisso, e temos disponibilizado todo o apoio possível para que o programa funcione de forma exitosa dentro da UFPI. Então nesse Seminário de Abertura, eu quero dar boas-vindas aos alunos ingressantes e veteranos, como também agradecer o empenho dos docentes que integram o PARFOR”.

PARFOR 2016 6 of 11

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A Professora Nadir Nogueira destacou a importância de políticas estudantis para auxilio ao longo da estadia na Universidade. “Eu quero aproveitar para reafirmar o apoio da UFPI com este grande plano que é o PARFOR. Um compromisso que foi firmado em 2009 e com a oferta dos primeiros cursos em julho de 2010. Nesses últimos anos, a UFPI vem melhorando a infraestrutura e capacitando os professores. Na perspectiva de democratização do acesso ao ensino superior, a nossa Instituição oferece condições para a permanência dos estudantes, como o Restaurante Universitário, Residência Universitária e programas de bolsas de diversas modalidades”.

DSC 0202

Coordenadora do PARFOR-UFPI, Profa. Glória Ferro

No depoimento da Coordenadora do PARFOR-UFPI, Glória Ferro saldou os alunos ingressantes no programa, e frisou o empenho para a realização do programa a cada semestre. “A Coordenação não mede esforços a cada semestre para a realização das atividades, prezando sempre pela capacitação na formação de nossos discentes. Então, eu gostaria de reiterar os votos que possamos fazer um projeto formativo, dá melhor qualidade possível”.

PARFOR 2016 5 of 11

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Socorro Leal

Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação é satisfatório poder participar do Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas dos Cursos Especiais Presenciais do PARFOR. “As atividades que serão realizadas neste Seminário, culminarão com o início do período, que funciona no campus de Teresina. O objetivo deste evento é contribuir com o desenvolvimento teórico e metodológico dos docentes e discentes das várias áreas do conhecimento que a UFPI oferece à sociedade piauiense. Esperamos que atividades produzidas neste Seminário, estimulem a reflexão e a construção de conhecimentos a todos os participantes”, pontuou.

Em sequência a programação foi realizada a I Roda de Diálogos, com a temática: “Formação de Professores para a Educação Básica em Debate”, com coordenação do Prof. Dr. João Benvindo de Moura.

Confira a programação completa aqui.

As atividades de abertura do período letivo ocorreram também nos demais campos da UFPI (Bom Jesus; Floriano; Parnaíba e Picos) e no polo de Esperantina. Confira imagens.

 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.