Brasil Brasil Brasil

Notícias

Coordenadora do PARFOR/UFPI participa de eventos do PASEM e do PARFOR no PR

Coordenadora do PARFOR/UFPI participa de eventos do PASEM e do PARFOR no PR

09/11/2015 17:08

A Coordenadora Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Ma. Maria da Glória Duarte Ferro, participou do Seminário Regional do Programa de Apoio ao Setor Educativo do Mercosul (PASEM): Encerramento do Sistema de Pasantías, ocorrido nos dias 05 e 06 de novembro; e do I Seminário do PARFOR/UEL - Políticas de Formação de Professores: Relatos e Reflexões, que ocorreu nos dias 06 e 07 de novembro, ambos em Londrina (PR).

Profa. Ma. Maria da Glória Duarte Ferro

O Seminário Regional do Programa de Apoio ao Setor Educativo do Mercosul (PASEM) foi realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e teve como objetivo discutir os resultados e desdobramentos da importante jornada de troca de experiências, aprendizado, e integração regional. O evento teve um caráter propositivo no sentido de estimular o desenvolvimento de programas e ações tanto em âmbito local quanto em rede para formação docente no Mercosul.

A Profa. Glória Ferro participou do Seminário na condição de Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI e Vice-Presidente do FORPARFOR (Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR). "Avalio positivamente o evento que se configura como um espaço de intercâmbio, reflexão e estímulo para o desenvolvimento de propostas e ações exitosas no campo da formação docente tanto em âmbito local quanto em rede no Mercosul", afirma.

Em parceria com o Prof. Márcio Nascimento (PARFOR/UFPA), a Prof.ª Glória Ferro proferiu a palestra "PARFOR: seus êxitos e a crise de recursos" e compartilhou experiências na gestão do PARFOR/UFPI por ocasião do I Seminário do PARFOR/UEL, realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento, cujo tema central foi "Políticas de formação de professores: relatos e reflexões", teve como intuito principal discutir a política de formação de professores no âmbito do Parfor/UEL.

Márcio Lima do Nascimento (Coordenador Geral do PARFOR/UFPA e Presidente do FORPARFOR); Irene Maurício Cazorla/Diretora de Formação de Professores de Educação Básica (DEB/CAPES); Maria da Glória Duarte Ferro (Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI e Vice-Presidente do FORPARFOR); Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza (Coordenadora Geral do PARFOR/UEL) e Lorena Lins Damasceno (Coordenadora de Apoio à Formação de Profissionais do Magistério CAF/DEB/CGDOC/CAPES)

Representando a Administração Superior da UFPI, a Prof.ª Glória Ferro agradeceu o convite da equipe da UEL e destacou a relevância do encontro que se apresentou como "uma oportunidade importante para identificar ações afirmativas do Programa no âmbito da UEL e das demais IES participantes, assim como para rever as que precisam ser melhoradas, com vista a contribuir efetivamente na formação de professores no âmbito da UFPI, particularmente e do Piauí, de modo geral", destacou.

Para mais informações sobre o Pasem e o Sistema de Pasantías, acesse:http://www.pasem.org/pt/

Para mais informações sobre o I Seminário do PARFOR/UEL, acesse:http://www.uel.br/programas/parfor/

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.