Notícias
PARFOR/UFPI participou de missão de estudo na Argentina
06/09/2015 23:52A Coordenadora Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Ma. Maria da Glória Duarte Ferro, a Coordenadora dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia (PARFOR) e Letras-LIBRAS (PARFOR/CCHL), Profa. Dra. Maraisa Lopes, e a discente do Curso de Pedagogia (PARFOR), Auricélia de Jesus Oliveira, foram convidadas pelo Programa de Apoio ao Setor Educativo do MERCOSUL (PASEM) para participar da Missão de Estudo "As Políticas e Experiências de Alfabetização na Formação Docente". O evento foi realizado na província de Jujuy, na Argentina, entre 30 de agosto e 05 de setembro de 2015.
Visita à Escola Bilíngue Espanhol-Quechua, na zona rural de Perchem
As professoras e a discente fizeram parte do grupo formado por representantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai convidados pelo PASEM. A Pasantía tem o objetivo de estimular e ampliar o intercâmbio de experiências, aprendizagens e práticas na gestão das políticas de formação docente no âmbito do Mercosul.
Integrantes da delegação brasileira. Da direita para a esquerda:
A programação da Pasantía incluiu a discussão sobre as políticas nacionais para a Alfabetização nas Séries Iniciais, a realização de exposições acerca das práticas alfabetizadoras em cada um dos países, bem como a visita a escolas da província de Jujuy para a observação das ações desenvolvidas.
Dentre os muitos acontecimentos, vale destacar: a apresentação feita pela discente Auricélia de Jesus Oliveira acerca de sua prática como professora alfabetizadora na cidade de Prata do Piauí-PI, a qual fora eleita pelas participantes brasileiras para representar as ações nacionais; a entrevista dada pela Profa. Dra. Maraisa Lopes à Rádio da I.E.S. n.2, na cidade de Tumbaya, tratando da experiência de visitas a escolas bilíngues traçando um paralelo com a situação brasileira no que se refere à inserção da LIBRAS como componente curricular obrigatório na Educação Básica; e, a exposição realizada pela Profa. Ma. Maria da Glória Duarte Ferro Silva sobre o que representou a possibilidade de participar de uma missão de estudos como esta. A docente destacou que poder conviver com professores de outros países, compartilhar experiências e observar a realidade de escolas urbanas e rurais da província de Jujuy permite reconhecer aquilo que o Brasil tem desenvolvido positivamente e o que ainda pode ser proposto quanto ao processo de alfabetização em nosso país.
Aluna do Curso de Pedagogia (PARFOR/UFPI) relatando sua experiência como professora alfabetizadora no município de Prata do Piauí.
Programa de Apoio ao Setor Educativo do MERCOSUL (PASEM)
O PASEM visa contribuir para melhoria da qualidade da educação por meio do fortalecimento da formação profissional docente na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai.
mais notícias
- 30/01/2017 18:50 - Calendário Acadêmico
- 30/01/2017 16:20 - CALENDÁRIO ACADÊMICO PARFOR/UFPI 2016.2
- 16/01/2017 17:43 - PARFOR Lança Livro com Relatos de Experiência em Leitura e Produção de Textos
- 29/12/2016 16:51 - INICIO DAS ATIVIDADES DO PERÍODO LETIVO 2016.2
- 26/12/2016 18:41 - Comunicado!!! Abertas as Matrículas 2016.2
- mais notícias
© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525,
comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.