Brasil Brasil Brasil

Notícias

I ENFORUFPI recebe participantes de diversos municípios do Piauí

I ENFORUFPI recebe participantes de diversos municípios do Piauí

12/06/2015 18:53

O evento está sendo marcado por uma rica e diversificada programação


O I Encontro sobre Formação de Professores em Exercício na Educação Básica (I ENFORUFPI) e o VI Seminário de Iniciação Científica do PARFOR/UFPI receberam inscrições de alunos e professores de diversas regiões do Estado. O evento é promovido pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que está celebrando os seus 5 anos de desenvolvimento.

Na abertura do segundo dia da programação do Encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (12), os participantes prestigiaram o espetáculo “Seu Dominguinhos”, apresentado pela Orquestra Sânfonica de Teresina comandada pelo maestro Ivan Silva.

Abertura do segundo dia do I ENFORUFPI e VI Seminário de Iniciação Científica PARFOR/UFPI (Foto: Hélvio Meneses)


Logo depois, o professor Dr. Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG) ministrou a palestra “Ser professor: considerações sobre trabalho, profissão e identidade docente”, coordenada pela professora Dra. Neide Cavalcante Guedes (UFPI/PRODOCÊNCIA).

Prof. Dr. Júlio Emílio Diniz-Pereira - UFMG (Foto: Hélvio Meneses)

 

Palestra “Ser professor: considerações sobre trabalho, profissão e identidade docente” (Foto: Hélvio Meneses)


O espetáculo "Mulheres da Humanidade" da Casa de Zabelê foi uma das atrações culturais do segundo dia do I ENFOUFPI.

Apresentação cultural da Casa de Zabelê (Foto: Hélvio Meneses)

 

Os participantes do I ENFORUFPI conheceram de perto o trabalho realizado por Fernando Barba, que ministrou a “Master Class de Percussão Corporal: Barbatuques para Educadores - PARTE 1”. Fernando Barba é o fundador do Grupo Barbatuques e desde muito cedo aprendeu a utilizar o corpo como instrumento musical. O grupo está na trilha sonoro do filme Rio 2, um longa-metragem de animação hollywoodiano, sucesso em todo o mundo.

Fernando Barba durante o I ENFORUFPI (Foto: Hélvio Meneses)

 

Alunos “Ufpianos” participam de Master Class de Percussão Corporal com Fernando Barba (Foto: Hélvio Meneses)

 

 “Master Class de Percussão Corporal: Barbatuques para Educadores - PARTE 1” (Foto: Hélvio Meneses)



Programação Diversificada

A Comissão Organizadora do I ENFORUFPI produziu uma programação rica e diversificada que contempla além dos temas: Educação, Ensino e Aprendizagem, outras áreas e assuntos voltados, por exemplo, à Cultura, Arte e Poesia.

Ao entrar no Theresina Hall, os participantes do evento além de apreciarem, podem interagir com “A Árvore dos Sonhos da Educação”. Para isso, basta que os participantes escrevam e coloquem na Árvore seus sonhos pessoais e coletivos, aqueles ligados à educação das crianças e adultos que residem no Brasil.

As atividades relacionadas à “Árvore dos Sonhos da Educação” foram coordenadas pelas professoras: Socorro Borges (UFPI-DEFE); Shara Jane (UFPI.DEFE); Márcia Evelin (UESPI); Pâmela de Almeida (UFPI/CCE).

 Da equerda para direita, a professora Shara Jane (UFPI.DEFE) e a professora Socorro Borges (UFPI-DEFE) (Foto: Hévio Meneses)


Os participantes do I ENFORUFPI também estão sendo agraciados com a exposição “Proposituras - Propositores”, organizada pelo o Coordenador dos Cursos Artes Visuais e Música do PARFOR/UFPI, professor Evaldo Santos Oliveira que também tem belas pinturas expostas na entrada do Theresina Hall (localizada antes do foyer).

Professor Evaldo Santos Oliveira ao lado de uma de suas obras (Foto: Hélvio Meneses)

 

Participantes do I ENFORUFPI admiram obra da exposição “Proposituras - Propositores”


O Memorial coordenado e produzido pela professora Drª. Paula Molinari, com a colaboração de estudantes voluntários da UFPI, é uma das atrações do I ENFORUFPI que está provocando entusiasmo e admiração nos participantes que visitam o espaço. O Memorial traz por meio da Arte, a memória institucional e afetiva dos 5 anos de existência do PARFOR/UFPI.

Visitantes do Memorial deixam assinatura e fazem arte

 

Estudantes voluntárias mostram um dos espaços do Memorial em comemoração aos 5 anos do PARFOR/UFPI (Foto: Hélvio Meneses)

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.