Brasil Brasil Brasil

Notícias

PARFOR/UFPI realiza formaturas no interior do Piauí

PARFOR/UFPI realiza formaturas no interior do Piauí

04/05/2015 21:04

As cidades de Floriano e Picos reuniram alunos do Programa, de diversos municípios piauienses, em duas solenidades de colação de grau.


O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI) encerrou o período de formatura com duas solenidades de colação de grau, realizadas nos dias 28 e 29 de abril, nos municípios de Floriano e Picos, respectivamente. Ao todo, foram quatro cerimônias de formatura.

A solenidade em Floriano reuniu no auditório do Campus Universitário Amílcar Ferreira Sobral, formandos dos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Educação Física e Pedagogia e foi presidida pela professora Dra. Maria do Socorro Leal Lopes, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPI, que representou o Magnífico Reitor, professor Dr. José Arimatéia Dantas Lopes.

Já a Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, Maria da Glória Duarte Ferro, que não participou da cerimônia por está na organização e produção de ações acadêmico-científicas que serão desenvolvidas a partir do mês de maio, foi representada na solenidade pela professora Drª. Gardene Maria de Sousa, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas do Programa.

Mesa oficial da solenidade de formatura


Oradora

“É com muita alegria que nos reunimos nesta noite. Noite esta que ficará marcada em nossas vidas, pois estamos realizando um grande sonho: a nossa formatura. Dia este também muito especial por ser justamente hoje, dia 28 de abril, o dia da Educação, o que tem tudo a ver com a Pedagogia, a Ciência da Educação”.

O trecho acima foi retirado do discurso da formanda Liziane Rodrigues, oradora que representou todas as turmas que estavam colocando grau na noite da última terça-feira (28). Liziane relembrou o início das aulas, os sacrifícios que todos os alunos tiveram que fazer para alcançar o tão sonhado diploma, os docentes e coordenadores que auxiliaram na jornada universitária e demais pessoas e autoridades que colaboraram para a formação dos concludentes.

“Hoje recebemos o título de formados. Sim, formados, porém inacabados. Estamos cientes que todos somos seres inacabados, que sempre podemos aprender mais e que o conhecimento não se limita, não se acaba. Conhecimento este que ultrapassa a sala de aula, indo para além do domínio da turma, conteúdo e da didática. De fato somos sujeitos capazes de fazer a nossa própria história. Pedagogo, nobre profissão!”, frisou Liziane Rodrigues, oradora das turmas do Campus de Floriano.

Oradora Liziane Rodrigues


Picos

A colação de grau em Picos ocorreu na quadra poliesportiva do Colégio Santa Rita, na noite da última quarta-feira (29) e contou com a presença de coordenadores e docentes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Familiares e amigos também prestigiaram a solenidade que reuniu formandos dos Cursos de Licenciatura em Educação Física, História, Letras Inglês, Matemática e Pedagogia.

A professora Ms. Vânia Silva Macêdo Orsano, Coordenadora do Curso de Educação Física representou a professora Ms. Maria da Glória Duarte Ferro, Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, durante a cerimônia. Vânia Orsano compôs a mesa diretiva ao lado da Dra. Maria do Socorro Leal Lopes, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPI, que representou o Magnífico Reitor, professor Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. Coordenadores e professores do Programa também formaram a mesa oficial no papel de patronos e paraninfos.

Formandos do PARFOR/UFPI do Campus de Picos cantam o Hino Nacional

De acordo com Darc Cardoso, professora homenageada do curso de Pedagogia, ser lembrada pelos alunos de uma forma tão especial foi um verdadeiro presente. A docente do PARFOR/UFPI ressaltou também a importância do Programa para a melhoria da educação do país.

“O PARFOR veio como fonte de reestruturação e de capacitação de profissionais que já estão atuando na área da docência, mas que precisam dessa oportunidade. Inclusive eu sou uma futura aluna do PARFOR, estarei fazendo segunda licenciatura em Letras Libras”, comentou Darc Cardoso, professora do PARFOR/UFPI.

A formanda do Curso de História, Marilaine Damarcia, falou sobre a importância do PARFOR/UFPI em sua vida e o significado da conquista do diploma. “Existia uma discrepância entre a formação e o profissional. No meu caso, por exemplo: sou formada em Pedagogia e dou aula de História. Então para o setor profissional foi muito importante, porque aliou o útil ao agradável. E no âmbito pessoal foi um sonho realizado. É um curso muito bonito, muito rico, que eu pretendo dar continuidade”.

No seu discurso de paraninfo, o professor Dr. Francisco de Assis de Sousa do Nascimento ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Glória Ferro.

“Ressalto também a contribuição valiosa da professora Glória Ferro, que a convite da professora Antonia Dalva e do Magnífico Reitor, assumiu a Coordenação do PARFOR com toda a sua dedicação, competência, profissionalismo e todas as características que todos nós, professores e graduandos aqui presentes sabemos muito bem. Agradecemos por toda a sua dedicação diuturnamente. Até nas madrugadas a professora Glória Ferro se dedica, se esmera de fato para que o PARFOR seja uma verdade, para que inclusive essa solenidade esteja acontecendo”, discursou o professor Francisco de Assis de Sousa do Nascimento.

Professor Dr. Francisco de Assis de Sousa do Nascimento faz seu discurso de paraninfo

 

A solenidade de colação de grau foi encerrada com o discurso da professora Maria do Socorro Leal Lopes, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPI.

“Toda solenidade de formatura é o momento mais especial para uma Universidade, pois esse ato representa a gratificante sensação da consolidação da missão de formar cidadãos qualificados. A Universidade tem muitas linhas de ação, abriga as mais diversas vertentes de pensamento, mas tudo isto encontra seu ponto de convergência na formação do estudante. Neste caso, para os estudantes do PARFOR é um duplo privilégio, por está concluindo o curso de graduação e por já está atuando na atividade em que estão se formando”, lembrou.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.