Brasil Brasil Brasil

Notícias

Do sonho à realização: Alunos do PARFOR/UFPI colam grau em Parnaíba

Do sonho à realização: Alunos do PARFOR/UFPI colam grau em Parnaíba

27/04/2015 14:57

A solenidade foi realizada no Auditório Central do Campus Universitário Ministro Reis Velloso.

Superação. Esta palavra representa muito bem a trajetória dos 66 formandos do Campus de Parnaíba do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que colaram grau na noite da última quinta-feira (23), no auditório do Campus Ministro Reis Velloso.

No seu discurso de oradora, a formanda Luzia Silva Cardoso contou as alegrias e os obstáculos vivenciados por todos os alunos do Programa, e como a família exerceu o papel de mola impulsora para a conquista do tão sonhado diploma.

“Cada termino de um período era uma vitória. A adrenalina tomava conta de nós na ânsia de sabermos se havíamos conseguido a media para aprovação. Quanto sufoco! Quantas noites mal dormidas! Quantos finais de semana envolvidos em trabalhos e mais trabalhos. Pois bem queridos colegas, nós conseguimos! Queridos familiares obrigada de coração a cada um de vocês por acreditar em nosso potencial. [...] Obrigada pelo carinho e compreensão, por aceitarem nossa ausência nos dias, semanas e meses que tínhamos que nos dedicar aos estudos e termos que trocar a companhia de vocês no período de nossas férias pela ida a Universidade”, trecho do discurso de Luzia Silva Cardoso, formanda do Curso de Pedagogia.

A oradora Luzia Silva Cardoso

O professor Alex Marinho, Diretor do Campus de Parnaíba, que já foi professor do PARFOR da UFPI ressaltou seu contentamento em presenciar mais uma conquista dos alunos do Programa, que apesar dos percalços continuaram na busca pelo conhecimento. “Fico muito feliz por as pessoas estarem se formando. Acredito que é um sacrifício muito grande o que eles fazem no período de férias. E a colação de grau representa a superação deles nesse processo como um todo”.


Coordenação

A Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Maria da Glória Duarte Ferro; o Coordenador do Curso de Ciências Sociais, professor Raimundo Batista dos Santos Júnior; o Coordenador do Curso de Matemática, professor Edivaldo Leal Queiroz e a Coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Janete Diane Nogueira Paranhos prestigiaram a solenidade de colação de grau dos formandos dos Cursos em Licenciatura em Artes Visuais, Ciências Sociais, Geografia, Matemática e Pedagogia.

Professora Ms. Janete Diane Nogueira Paranhos, Coordenadora do Curso de Pedagogia e o professor Dr. Edivaldo Leal Queiroz, Coordenador do Curso de Matemática

Professora Liene Leal, homenageada da turma de Pedagogia e o professor Dr. Raimundo Batista Dos Santos Júnior, Coordenador do Curso de Ciências Sociais

De acordo com a professora Glória Ferro, coordenadora do Programa no âmbito da UFPI, viajar a Parnaíba para testemunhar a colação de grau de dezenas de alunos do PARFOR/UFPI é motivo de grande satisfação. 

“Para nós coordenadores e professores é gratificante fazer parte desse marco profissional e pessoal desses 66 formandos. Lidamos diariamente com as histórias de vida dos alunos, com as experiências que eles trazem na bagagem e com os receios que muitos têm por estarem iniciando um curso universitário. Por tudo isso, sabemos da importância e do significado deste dia para os concludentes. A solenidade de colação de grau representa a consolidação de mais uma etapa do Programa e mostra que nós que fazemos o PARFOR na UFPI estamos, de fato, ajudando a (re)escrever uma nova história no estado do Piauí”, declarou a Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, Glória Ferro.

Cerimônia

A solenidade de formatura foi aberta oficialmente pelo Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, professor Dr. Helder Nunes da Cunha, que representou o Reitor da Universidade, professor Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. Antes do início da cerimônia, o Pró-Reitor falou um pouco da relevância da cerimônia de colação de grau para a Instituição.

“É gratificante está aqui hoje representando o magnífico reitor nessa solenidade que é da mais alta importância para a Universidade Federal do Piauí. Essa atividade representa exatamente o trabalho de toda a Universidade durante alguns anos para a formação desses discentes. O PARFOR é um programa do Governo Federal que veio exatamente para melhorar a área de ensino do Brasil. O país precisa muito da qualificação dos nossos professores, e a UFPI tem feito esse papel desde o inicio da criação do PARFOR”, ressaltou o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, professor Helder Nunes da Cunha.

Professores da UFPI se reúnem antes da abertura oficial da Cerimônia de Colação de Grau dos alunos do PARFOR/UFPI

Mesa

A mesa oficial da solenidade de outorga de grau foi formada pelo professor Dr. Helder Nunes da Cunha, Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFPI; a professora Ms. Glória Ferro, Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI; a professora Belina Augusta de Oliveira, Coordenadora Local de Parnaíba; o professor Dr. Alex Marinho, Diretor do Campus de Parnaíba; a professora Drª. Edvânia Gomes de Assis, patronesse da turma de Geografia; o professor Ms. Cleyton Natanael Lopes Cunha, paraninfo da turma de Matemática; o professor Ms. Geraldo Pedro da Costa Filho, paraninfo da turma de Ciências Sociais; o professor Dr. Samuel Pires Melo, patrono da turma de Ciências Sociais e o professor José Maria Alves de Araújo, patrono da turma de Pedagogia.

Mesa diretiva da Solenidade de Outorga de Grau dos alunos do PARFOR/UFPI dos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Ciências Sociais, Geografia, Matemática e Pedagogia

O professor Geraldo Filho citou o filósofo e pesquisador Edgar Morin no seu discurso de paraninfo e enfatizou a necessidade da busca constante por conhecimento. 

“O que vocês farão nas pós-graduações, por vocês mesmos, buscando a sua auto-reciclagem, comprando livros, assinando revistas, acompanhando debates, vendo reportagens nos canais de ciência e etc, para que a vitalidade do conhecimento também renove a vitalidade de suas energias. É fundamental essa abertura de espírito para o conhecimento, que acaba sendo uma abertura de espírito para a vida. Essa é a essência do que o professor Morin, no alto dos seus 93 anos de idade, quis dizer quando ele fala que ‘aquilo que não se regenera, degenera-se’, discursou Geraldo Filho, professor do PARFOR/UFPI.

Professor Geraldo Filho durante seu discurso de paraninfo

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.