Brasil Brasil Brasil

Notícias

I Encontro de Letras do Delta do Parnaíba integra alunos de universidades

I Encontro de Letras do Delta do Parnaíba integra alunos de universidades

27/04/2015 18:27

Segundo a organização, o Encontro visa suprir uma carência identificada na região, de eventos acadêmico-científicos voltados para área.



A Orquestra de Câmara Estudantil de Parnaíba regida pelo maestro Antônio Carlos Lehmkuhl abriu as atividades do I Encontro de Letras do Delta do Parnaíba, com uma bela apresentação que emocionou o público. O evento promovido pela a Coordenação do Curso de Letras do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) ocorreu na última sexta-feira (24) e no sábado (25), no Campus Ministro Reis Velloso.

Maestro Antônio Carlos Lehmkuhl e a Orquestra de Câmara Estudantil de Parnaíba

 

Mesa de honra prestigia apresentação do Hino Nacional realizada pela Orquestra de Câmara Estudantil de Parnaíba

 

As inscrições para o Encontro foi aberta para o público em geral, o que atraiu alunos de outros estados. Esse foi o caso de Peterson Meili, aluno do PARFOR da cidade de Chapadinha, no Maranhão. “Nós temos que buscar oportunidades como essa, porque é raro acontecer, até pelo fato da nossa capital São Luís ser mais distante do que Parnaíba e Teresina. Então fica mais viável nós virmos para cá, para ter essa oportunidade de nos inteirarmos mais, de participar e de trocar experiências com o pessoal”.

Peterson Meili, Safyra Cardoso, Wesley Oliveira e Jeilson, alunos do PARFOR da cidade de Chapadinha

 

De acordo com o professor João Benvindo, Coordenador do Curso de Letras Português do PARFOR da UFPI e membro da comissão organizadora do Encontro, o evento foi planejado com a finalidade de integrar os alunos do curso de Letras de Parnaíba, com estudantes de outras instituições como a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que estejam envolvidos na mesma área de estudo.

A carência de eventos acadêmico-científicos voltados para a área de Letras Português foi um dos grandes motivadores para a realização do I Encontro de Letras do Delta do Parnaíba.

“Percebemos que os alunos têm dificuldades para participarem de eventos em outros estados e regiões. Se eles não podem ir até os eventos, que os eventos venham até eles. Percebemos também uma carência de eventos nessa área de Linguagem aqui na região de Parnaíba, que é um pólo acadêmico importante. Então as motivações se somaram para que nós realizássemos este Encontro”, contou o Coordenador do Curso de Letras Português do PARFOR/UFPI, professor João Benvindo.

André Rodrigues, Kátia Rodrigues, Liliane Maria e Gorete Galeno, alunos do curso de Letras Português do PARFOR/UFPI Campus Parnaíba

A mesa de honra do evento foi formada pelo o Diretor do Campus de Parnaíba, professor Alex Marinho; a Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Glória Ferro; o Coordenador do Curso de Letras Português e membro da comissão organizadora do Encontro, professor João Benvindo; a Coordenadora Local do PARFOR/UFPI, professora Belina Augusta de Oliveira e a Coordenadora Local do PARFOR/UESPI, professora Silvana Lima.

“Gostaria de parabenizar o Campus de Parnaíba, a coordenadora local, professora Belina e os alunos do PARFOR. Nós conhecemos a realidade de vocês, temos consciência do quanto é importante o curso que estão fazendo. Nós temos consciência do que vocês passam para concretizar esse sonho. É com coragem e força que o desafio precisa ser enfrentado. A UESPI também abre as portas para vocês, para a UFPI e para o PARFOR”, frisou a Coordenadora Local do PARFOR/UESPI, professora Silvana Lima, que na oportunidade lembrou da presença de professores e alunos do curso de Letras Português do PARFOR da UESPI que estavam prestigiando e participando do evento.

A Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, Glória Ferro, durante sua fala também parabenizou a equipe organizadora do evento pelo o zelo com que o Encontro foi planejado e pela programação que contou com profissionais renomados da UFPI, da UESPI e de outras instituições.

“Como nós ficamos felizes quando conseguimos desenvolver ações que promovam a ambiência acadêmica, a inserção do aluno do PARFOR na cultura acadêmica. Porque para nós, alunos do PARFOR da UFPI é aluno ‘ufpiano’, declarou a Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Glória Ferro.

Para participar do I Encontro de Letras do Delta do Parnaíba, a aluna Jessica Monteiro, do curso regular de Letras Português da UFPI, saiu de Teresina e viajou cerca de quatro horas. Segundo a estudante, o sucesso do evento pode destacar o curso de Letras Português dentro e fora dos muros da Universidade.

Jéssica Monteiro e Luciana Mágulas, alunas do curso de Letras Português da UFPI Campus Teresina

 

“É de suma importância o fato da UFPI reunir todos os alunos de Letras e todos os alunos que acharam interessante o evento, e de promover esse intercâmbio cultural dentro nosso estado. O Encontro pode colocar o curso de Letras em destaque na Universidade e também no país. Talvez por ser o I Encontro tenha mais alunos da UFPI, mas quem sabe na próxima edição haja mais alunos participantes de outros estados”, comentou Jessica Monteiro, aluna da UFPI.

“Qualquer pessoa interessada no evento poderia fazer inscrição, mas nós observamos que a maioria das inscrições foi de alunos de Letras ou de áreas afins. O Encontro é uma experiência bastante proveitosa por conta dessa interdisciplinaridade que está presente na programação. Temos palestras relacionadas a aspectos da Psicologia, da Psicolingüística, da Pedagogia, do Ensino de Línguas Estrangeiras e da Literatura. Tudo tornar o evento bastante interdisciplinar e participativo”, afirmou o professor João Benvindo, membro organizador do evento.

Criar uma nova cultura de eventos acadêmico-científicos dedicados a área de Letras Português no estado do Piauí é um dos objetivos da comissão organizadora do Encontro.

“Queremos consolidar esse evento. Essa é a primeira experiência, mas a nossa intenção é ampliar cada vez mais o Encontro e colocá-lo no Circuito Nacional de Eventos de Letras no Brasil”, finalizou o Coordenador do Curso de Letras Português do PARFOR/UFPI, professor João Benvindo.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.