Brasil Brasil Brasil

Notícias

PARFOR/UFPI realiza colação de grau de 170 professores

PARFOR/UFPI realiza colação de grau de 170 professores

17/04/2015 18:09

A cerimônia contou com a presença de formandos dos Cursos em Licenciatura em Artes Visuais, Ciências da Natureza, Educação Física, História, Letras Português, Matemática e Pedagogia.



A emoção e o sentimento de vitória dos 170 formandos do Campus Teresina do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) preencheram o Espaço Cultural Noé Mendes, que na noite dessa quinta-feira (16) foi palco da solenidade de colação de grau dos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Ciências da Natureza, Educação Física, História, Letras Português, Matemática e Pedagogia.

“Hoje é um dia muito importante não só pela cerimônia, mas pelo o conhecimento adquirido. Eu tenho certeza que não vou esquecer desse momento nunca, porque eu estou muito feliz”, declarou Ana Lúcia Almeida, formanda da turma I do curso de Pedagogia do PARFOR/UFPI. 

Ana Lúcia se preparando para solenidade de formatura

A solenidade de outorga de grau foi conduzida pela vice-reitora e reitora em exercício, professora Dr.ª Nadir Nogueira que compôs a mesa oficial da solenidade de formatura ao lado da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Drª. Maria do Socorro Leal Lopes e da Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Ms. Glória Ferro. Também fizeram parte da mesa diretiva o professor Dr. Francisco Alcides do Nascimento, o professor Dr. João Benvindo de Moura; a professora Drª. Liane Mendes Feitosa Soares; a professora MS. Leontina Pereira Lopes; a professora Drª. Jane Bezerra; a professora MS. Maria do Socorro Santos Leal Paixão; a professora Ms. Elaine Ignácio; a professora Ms. Leyla Regis de Meneses Sousa; a professora Amparo Maria da Silva e a professora Maria da Conceição Machado, na figura de patronos e paraninfos.

Coordenadores de Curso do PARFOR/UFPI e professores homenageados que fizeram parte da história dos formandos também prestigiaram o evento.

Mesa oficial da solenidade de colação de grau dos alunos do PARFOR/UFPI

Segundo a professora Glória Ferro, Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, a colação de grau é um momento de muita emoção, por simbolizar o resultado de anos de dedicação em prol de um trabalho que tem a missão de melhorar a qualidade da Educação Básica.

A formanda Maria da Cruz Freire ao lado da Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Glória Ferro


Prestigiar

A arquibancada do Espaço Cultural Noé Mendes que conta com 1.147 assentos estava lotada de pais, familiares e amigos que foram prestigiar o “grande dia” dos alunos concludentes do Programa. O José Deci, formando da turma II do curso de Pedagogia recebeu todo apoio e carinho de seus parentes, que compareceram em peso à cerimônia. O momento representou um marco na carreira do professor José, que além das experiências adquiridas em sala de aula, agora conta com uma base acadêmico-científica que lhe auxilia no desenvolvimento de práticas pedagógicas de mais qualidade.

Família do formando José Deci se reúne antes da abertura oficial da solenidade de formatura

Familiares e amigos marcam presença em solenidade de formatura dos alunos do PARFOR/UFPI

Realização de Um Sonho

“A formatura representa para mim uma grande conquista. Depois de uma intensa batalha que nós enfrentamos nesses quatro anos, nessa corrida contra o tempo, pois muitos trabalham e tem família. Esse dia é muito especial”.

O depoimento acima é da formanda Maria de Deus, do curso de Artes Visuais, que há 10 anos leciona para alunos da Educação Básica. Por meio do PARFOR da UFPI ela não só conquistou o seu primeiro diploma, mas também a sua liberdade.

“Percebi que estávamos trabalhando dentro de uma bolha. Ao entrar no PARFOR, foi como se nós tivéssemos nos libertado, descobrimos novas maneiras de trabalhar com as crianças, com o lúdico. Então o PARFOR/UFPI foi uma grande abertura para o nosso conhecimento, que estava um pouco vago”, frisou Maria de Deus.

A formanda Maria de Deus acompanhada das filhas Kellen de Deus e Karen de Deus (5 anos) e Camila de Deus (10 anos)

A emoção de conquistar o canudo não foi diferente para o formando José Givanildo da Silva, do curso de Matemática - 2ª Licenciatura. A primeira formação do professor José é em Pedagogia pela a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mas sua paixão mesmo sempre foi pela a Matemática.

“Eu fiz Pedagogia por não haver outra área na época. Não foi opcional. E quando veio a oportunidade do PARFOR, me inscrevi e graças a Deus fui selecionado. Hoje estou realizado por está graduado na área em que eu trabalho há 16 anos e me identifico muito, sou apaixonado pela a Matemática”, declarou José Givanildo.


Superação


Assim como outros formandos, José Givanildo revelou que enfrentou muitos obstáculos durante o curso, mas depois do caminho percorrido, tudo o que restou foi gratidão e uma imensa alegria.

“Nós temos muito a agradecer à Universidade Federal do Piauí, por abrir as portas do PARFOR, que muitos chamavam de “PARVÓ” por conta da idade dos alunos (risos). Foi um curso muito bom para todos nós, apesar de toda a correria, porque nós temos aula no período de férias. Às vezes havia dificuldade para as escolas nos cederem, mas graças a Deus deu tudo certo. Agora estamos aqui com a graça de Deus, para colar mais um grau”, lembrou José Givanildo.

O formando José Givanildo aguarda empolgado o momento de vestir a beca de formatura


Próximas Formaturas 

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) irá realizar nos dias 23, 28 e 29 de abril solenidades de formatura nos câmpus de Parnaíba, Floriano e Picos, respectivamente.



Mais depoimentos

“Estou muito ansiosa, mas realizada. Já estou desempenhado meu papel como pedagoga. E eu estou muito feliz por ter participado do PARFOR, onde eu fui muito bem tratada por todos os professores e coordenadores. Me formar era um sonho meu e o PARFOR/UFPI me deu essa oportunidade. Agradeço à Deus pela oportunidade de está aqui hoje – formanda - graças ao PARFOR. O Programa me proporcionou tudo de bom”, Maria Neuma de Carvalho, formanda do curso de Pedagogia, turma III.

Da esquerda para a direita, a formanda do curso de Pedagogia Maria da Cruz Freire, a Coordenadora do Curso de Pedagogia do PARFOR/UFPI, professora Janete Diane Nogueira Paranhos e a formanda Maria Neuma de Carvalho

 

“Para mim está sendo primordial, está sendo único, apesar de ser a minha segunda licenciatura. O curso só contribuiu para eu melhorar cada vez mais na minha profissão, só aumentou ainda mais a minha paixão pela licenciatura”, Geórgia da Cruz Nunes, formanda de História - 2ª licenciatura.

Geórgia da Cruz Nunes, formanda de História festeja colação de grau com a família

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.