Brasil Brasil Brasil

Notícias

Bom Jesus: Caravana PARFOR/UFPI encerra atividades da JOIA desse semestre

Bom Jesus: Caravana PARFOR/UFPI encerra atividades da JOIA desse semestre

23/02/2015 18:15

A quinta edição da Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA) do PARFOR/UFPI foi consagrada pelos alunos que participaram do evento.

 


O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou no município de Bom Jesus, a quinta e última edição da Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA), desse semestre. O evento foi sediado no Campus Universitário Professora Cinobelina Elvas e ocorreu em dois dias, na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20). 

A Jornada tem o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico e cultural dos estudantes em formação, nos campi/pólos situados fora da sede: Picos, Parnaíba, Esperantina, Batalha, Floriano e Bom Jesus.

Acadêmicos do curso de Pedagogia cantam e tocam na acolhida da V JOIA

Na abertura da V JOIA, a professora Glória Ferro, Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, explicou ao público presente, formado por alunos do curso de Pedagogia e alunos do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO), o que impulsionou a criação do evento.

“Nós pensamos em dinamizar o momento de visita aos campi/pólos, transformando em um momento de produção de conhecimento científico e acadêmico, que se configura como uma articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão”, ressaltou.

Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Glória Ferro, fala na abertura da V JOIA

Após a formação da mesa de honra, a professora Luciana Barboza, Diretora em Exercício do Campus da UFPI de Bom Jesus, lembrou que no município há uma carência de professores qualificados, principalmente nas áreas de Ciências Exatas. Destacou ainda, as transformações positivas que já ocorreram na região, após a chegada da Universidade Federal do Piauí e do PARFOR/UFPI.

“Em Bom Jesus há um crescimento de docentes qualificados, em função da presença das universidades - a Universidade Federal do Piauí está no município há oito anos. E o PARFOR vem agregar ainda mais essa integração. O Plano traz quem está na educação básica para dentro da academia, qualificando-o. É inquestionável a importância do PARFOR”, declarou.

Diretora em Exercício (Campus Bom Jesus), professora Luciana Barboza

Além da Diretora em Exercício do Campus de Bom Jesus, a mesa de honra foi composta pela Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI; a Coordenadora Local, professora Aldina de Figueiredo Cunha; o Pró-Reitor de Pesquisa em Exercício, professor Raimundo Batista dos Santos Júnior, que coordena o Curso de Ciências Sociais do PARFOR/UFPI; o Secretário de Educação de Redenção do Gurguéia, Antônio Carlos Dias; o Presidente da Câmara de Currais, vereador Paulo Braúna; o Técnico do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Julio Antônio Froz; a Ministrante da Oficina, professora Márcia Evelin de Carvalho; o Representante dos Docentes do Curso de Pedagogia do PARFOR/UFPI de Bom Jesus, o professor Ranchimit Batista Nunes; o Representante dos Acadêmicos do PARFOR de Bom Jesus, o aluno Vagner dos Santos e o Representante dos Estudantes do PROCAMPO, o aluno Sebastião Ribeiro.

Mesa de Honra da quinta edição da Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA) do PARFOR/UFPI

PARFOR/UFPI

A Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Glória Ferro, frisou durante a sua fala, após a formação da mesa de honra da V JOIA, que um dos grandes obstáculos encontrado no desenvolvimento do Plano é a fragilidade do regime de colaboração. A Coordenadora lembrou que o PARFOR é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação (MEC), em colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados e Municípios e as Instituições Públicas de Educação Superior, que tem como finalidade a oferta de cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício nas escolas públicas sem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDR). 

Glória Ferrou declarou ainda, que é essencial para o bom desenvolvimento do PARFOR, a colaboração continuada das secretarias de educação, e que é indispensável uma maior aproximação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e os municípios participantes do Plano.

“Nós que fazemos o PARFOR da Universidade Federal do Piauí assumimos o compromisso de melhorar a educação básica no nosso Estado e conseqüentemente no nosso país. É esse propósito que nos move, nos faz permanecer com a mesma garra com a qual iniciamos na coordenação do Programa em 2010. Procuramos a cada semestre melhorar, superar as dificuldades, procurando avançar, porque entendemos que a realidade da educação do Brasil é preocupante e pesa sobre os nossos ombros”, afirmou a Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI.

Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI destaca a importância do regime de colaboração para o desenvolvimento do Plano

Oficina

Os alunos do curso de Pedagogia do PARFOR/UFPI do campus de Bom Jesus e os alunos do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) participaram de forma entusiasmada da oficina “Literatura Infantil: leitura e contação de histórias”, ministrada pela professora Ms. Márcia Evelin de Carvalho.

Alunos interagem durante oficina ministrada pela professora Márcia Evelin

De acordo com Márcia Evelin, que participou das cinco edições da Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA) e integrou a caravana do PARFOR/UFPI, a experiência vivida durante o evento foi singular.

“Achei muito importante participar dessa caravana JOIA, porque senti que levamos informações, conhecimento e troca de experiência aos pólos do PARFOR. Gostei muito dessa troca de experiência, de conhecer novas pessoas, de saber como eles estão trabalhando. Foi muito bom também poder mostrar uma maneira diferente de trabalhar a literatura infantil, a formação de leitores, dinâmicas, atividades inovadoras e criativas. Eu senti que em todas elas (oficinas), eu fui muito bem recepcionada e que todos os alunos participaram e ficaram interessados. Eles sentiram a JOIA como um elemento a mais na formação acadêmica deles”, frisou.

Márcia Evelin surpreende alunos do PARFOR e do PROCAMPO durante contação de história

Catálogo Raisonné

Após o encerramento da oficina “Literatura Infantil: leitura e contação de histórias”, a Coordenação Geral do PARFOR/UFPI entregou à Direção em Exercício do campus Professora Cinobelina Elvas, o Catálogo Raisonné de Cândido Portinari. O material reúne 4.991 obras autênticas e mais de 30 mil documentos em cinco volumes impressos, além de um CD-ROM. 

O Catálogo ficará disponível na biblioteca do Campus, para o usufruto dos discentes e docentes da UFPI de Bom Jesus.

Professora Luciana Barboza, Diretora em Exercício, segura um dos volumes do Catálogo Raisonné de Cândido Portinari

Avaliação

“Tinha que fechar com chave de ouro, como está acontecendo - todo mundo se enturmando, sorrindo, feliz, participando, aprendendo. É algo maravilhoso. Estamos felizes, contentes, satisfeitos. A JOIA superou nossas expectativas. Nós esperávamos menos - e o evento veio nos surpreender”.

As palavras acima são de Vagner dos Santos, aluno do 5º período do curso de Pedagogia do PARFOR/UFPI do campus de Bom Jesus, e são corroboradas pelo o depoimento da sua colega de turma, Maria Aparecida Abade Santana.

“Creio que a JOIA só veio enriquecer mais o nosso curso. Ela trouxe também muitos esclarecimentos para nós alunos”, declarou Maria Abade, sobre a realização da V JOIA.

Os alunos, Vagner dos Santos (na foto a esquerda) e Maria Abade (na foto a direita) 

De acordo com a Coordenadora Local, professora Aldina de Figueiredo Cunha, a JOIA vai ficar na história do PARFOR de Bom Jesus.

“Nós desejávamos muito que algum evento neste estilo fosse realizado aqui. Os alunos estão adorando. A JOIA nos trouxe a possibilidade de envolver também os alunos do PROCAMPO, que vieram se juntar a nós, e que também estão muitos satisfeitos. Nós queremos agradecer demais a toda essa caravana que veio a Bom Jesus. A caravana veio somar e até trazer mais ânimo para aqueles alunos que estavam desanimados. Eles estão muito satisfeitos com essa visita, estão se sentindo honrados”, finalizou.

Professora Aldina de Figueiredo conversa com acadêmicos e integrantes da caravana JOIA

Kit 

Para finalizar a programação da V Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA) a Coordenação Geral do PARFOR/UFPI juntamente com a caravana JOIA realizou a entrega do Kit Pedagógico aos alunos do curso de Pedagogia do Campus de Bom Jesus. A ocasião se transformou em um momento de confraternização entre os acadêmicos e os integrantes da caravana. 

Alunos do PARFOR/UFPI do campus de Bom Jesus recebem Kit Pedagógico

 

Confira mais imagens da V JOIA - Bom Jesus

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.