Brasil Brasil Brasil

Notícias

Alunos do curso de Ciências da Natureza participam da IV JOIA do PARFOR/UFPI

Alunos do curso de Ciências da Natureza participam da IV JOIA do PARFOR/UFPI

11/02/2015 15:02

O evento foi sediado na cidade de Floriano e contou com mesa redonda, oficina, reuniões informativas e apresentação cultural.




Os alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do pólo de Floriano, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participaram nesta terça-feira (10), da abertura da IV Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA). O evento foi realizado no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), na cidade de Floriano.

O professor do PARFOR/UFPI, Alyson Almeida, que ministra a disciplina “Evolução Histórica das Ciências”, surpreendeu os participantes da IV JOIA, ao projetar no palco do auditório do CAFS, trabalhos artísticos de seus alunos. Na ocasião, Alyson Almeida apresentou também clássicos do forró.

“Eventos científicos, encontros de estudantes são sempre importantes porque fazem com que os alunos se sintam mais envolvidos com o ambiente acadêmico”, declarou o professor Alyson Almeida sobre a IV JOIA do PARFOR/UFPI.

A mesa de honra foi formada pela Diretora do Campus CAFS em Exercício, professora Maria Rejane de Araújo; o Pró-Reitor de Pesquisa em Exercício, professor Raimundo Batista dos Santos Júnior; a Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Glória Maria Duarte Ferro; o Suplente de Deputado Estadual, Joel Rodrigues da Silva; o Coordenador do Curso de Ciências da Natureza, professor Célio Aécio Medeiros Borges; a Coordenadora Local, professora Olgarina Soares Diocesano do Nascimento; o Técnico do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Julio Antônio Froz; a Ministrante da Oficina, professora Márcia Evelin de Carvalho; o Representante dos Docentes do Curso de Ciências da Natureza do PARFOR/UFPI, professor Gilmar Pereira Duarte e o Representante dos Acadêmicos, o aluno Rosivaldo Pereira de Oliveira. 

Durante a sua fala, Joel Rodrigues da Silva, Suplente de Deputado Estadual, discorreu sobre a integração das ações do Ministério da Educação (MEC), das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios e das Instituições Públicas de Educação Superior, que possibilita a execução do PARFOR. Joel Rodrigues frisou ainda, a relevância do Plano para a melhoria da educação básica, em todo o país. 

“Sabemos que na atualidade, a prática educativa e pedagógica exige professores mais competentes, docentes mais preparados, para oferecer uma melhor educação aos alunos e conviver com as novas problemáticas que são encontradas no dia-a-dia”, lembrou Joel Rodrigues da Silva. 

A Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Glória Ferro, apresentou os objetivos da Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA) e lembrou que o período de pré-inscrição para cursos de licenciaturas do PARFOR encerram no dia 13 de março. A pré-inscrição deve ser feita, exclusivamente por meio eletrônico, na Plataforma Freire, no endereço http://freire.capes.gov.br

De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para se pré-inscrever o docente deve estar cadastrado na base do Educacenso de 2013 ou 2014. 

Ainda durante a abertura da IV JOIA, a Diretora do Campus de Floriano em Exercício, professora Rejane Araújo, falou da importância de sediar o evento.

“É com grande satisfação que nós sediamos a IV JOIA do PARFOR, um evento que vem integrar Ensino, Pesquisa e Extensão e motivar também a formação complementar dos alunos. Além disso, é um momento ímpar por poder nos reunirmos com os demais colaboradores do PARFOR e de discutir a possibilidade de implantação de novas turmas. O campus só tem a ganhar com eventos dessa natureza, porque contribui com a formação de nossos alunos e auxilia também na divulgação do Programa”, declarou Rejane Araújo.

Programação

O Coordenador do Curso de Ciências da Natureza, professor Dr. Célio Aécio Medeiros Borges encontrou-se com os alunos participantes da IV JOIA do PARFOR/UFPI durante a “Reunião Informativa”, planejada pela organização do evento, para o esclarecimento de dúvidas dos discentes sobre atividades acadêmicas.

Os alunos receberam também orientações sobre a utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) durante a “Reunião Geral”, conduzida pelo o Técnico do Núcleo de Tecnologia da Informação, Julio Antônio Froz. 

A professora Ms. Márcia Evelin de Carvalho ministrou a oficina “Eu sou Afrodescendente! A Construção de Práticas Abolicionistas na Educação Básica”. O momento foi marcado pela participação dos alunos, que guiados por Márcia Evelin formaram rodas (Griô e de Capoeira), participaram de contação de histórias, assistiram vídeos referentes à cultura africana e debateram sobre questões relacionadas a Afrodescendência. 

Distribuição

A Coordenação Geral do PARFOR/UFPI juntamente com a Caravana JOIA distribuíram dezenas de Kit’s Pedagógicos aos alunos do pólo de Floriano, do curso de Ciências da Natureza. 

O Kit criado pelo PARFOR/UFPI contém: uma bolsa, uma caneta, uma borracha, um grafite, uma camiseta personalizada e Cadernos de Apoio Pedagógicos (Cadernos de Texto).

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.