Brasil Brasil Brasil

Notícias

Esperantina: Terceira edição da JOIA do PARFOR/UFPI é sucesso de público
III JOIA do PARFOR/UFPI

III JOIA do PARFOR/UFPI

Esperantina: Terceira edição da JOIA do PARFOR/UFPI é sucesso de público

07/02/2015 14:46

A Jornada Interdisciplinar Acadêmica recebeu alunos de diversos municípios piauienses. O evento também foi prestigiado por prefeitos, representantes e secretários de educação do interior do Estado.



“Eu achei um máximo. Foi ótimo! Faz dias que a gente estava aguardando. Eu achei que seria muito proveitoso, mas foi além das expectativas. Foi excelente em todos os aspectos”.

O depoimento acima é da professora Rosângela Mendes, aluna do 2º período do curso de Licenciatura em Educação Física do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Na última quinta-feira (05), Rosângela e dezenas de outros alunos dos pólos de Esperantina e Batalha compareceram em peso a III Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA) do PARFOR/UFPI. Ambos os pólos aglutinam acadêmicos oriundos de diversos municípios piauienses, como: Boa Hora, Campo Largo do Piauí, Madeiro, Matias Olimpio, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, São João do Arraial, Luzilândia, Batalha e Esperantina. 

O evento contou também com a participação de prefeitos, representantes e secretários de educação do interior do Estado, que frisaram a relevância do PARFOR para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade da educação básica oferecida pelos municípios.

A abertura da Jornada foi realizada no auditório da Unidade Escolar José Nogueira de Aguiar, localizada na cidade de Esperantina, estrategicamente escolhida para sediar o evento devido a sua posição geográfica. 

Na Acolhida da III JOIA, a professora Dra. Érica Fontes, Coordenadora do Curso de Inglês do PARFOR, emocionou o público ao cantar músicas gospel e internacional.

Professora Érica Fontes cantou e tocou durante apresentação cultural na III JOIA

Após a formação da mesa de honra, a prefeita de Esperantina, Vilma Carvalho Amorim e o prefeito de São João do Arraial, Adriano Ramos, destacaram a importância do PARFOR, que oferece cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício nas escolas públicas sem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDR).

Prefeita de Esperantina, Vilma Carvalho Amorim, fala sobre a JOIA do PARFOR/UFPI

 

Prefeito de São João do Arraial, Adriano Ramos, destaca a importância do PARFOR na qualificação dos professores e na melhoria da Educação Básica

A professora Glória Ferro, Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, afirmou durante a sua fala, que a caravana do PARFOR/UFPI já esperava que a JOIA de Esperantina fosse muito preciosa, em razão do trabalho desenvolvido pela Maria dos Santos (apoio técnico local) e o acolhimento da Prefeita de Esperantina, Vilma Carvalho Amorim e da Secretária de Educação do Município, Maninha Amorim.

“Nós idealizamos que a JOIA deveria ir além de um momento de conversa e de visita técnica. Ela foi criada para ser um verdadeiro momento de produção científico-acadêmica”, complementou a Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI.

Coordenadora do PARFOR/UFPI, professora Glória Ferro, ressalta o sucesso e os propósitos da JOIA

Reunião Informativa

A professora Aldora Maria Lebre Ferreira, Coordenadora do Curso de Educação Física e a professora Áurea Celeste Resende Gonçalves, Coordenadora Local/Apoio, reuniram-se com os alunos do referido curso durante a “Reunião Informativa”, momento planejado para o esclarecimento de dúvidas e resolução de pendências referentes às atividades acadêmicas.

Professora Aldora Maria Lebre Ferreira, Coordenadora do Curso de Educação Física, conversa com alunos durante Reunião Informativa

Os alunos do curso de Pedagogia também se reuniram com a Coordenadora Local/Apoio, professora Janete Diane Nogueira Paranhos, que além de dar orientações, respondeu a todos os questionamentos dos discentes presentes. 

Assim como aconteceu nas Jornadas realizadas nas cidades de Picos e Parnaíba, a JOIA de Esperantina contou com a “Reunião Geral”, organizada com o intuito de oferecer orientações referentes à utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O momento foi dirigido por Julio Antônio Froz, Técnico do Núcleo de Tecnologia da Informação. 

Oficinas

Os alunos do PARFOR/UFPI do curso de Pedagogia dos pólos de Esperantina e Batalha lotaram o auditório da Unidade Escolar José Nogueira de Aguiar, onde aconteceu a oficina “Literatura Infantil: leitura e contação de histórias”, ministrada pela professora Márcia Evelin de Carvalho.

Durante a oficina, Márcia Evelin ressaltou que “as crianças não estão precisando ouvir ou contar só histórias literárias, mas também histórias da vida delas”. Explicou aos professores-alunos que é bom criar na sala de aula momentos especiais, que possibilitem e estimulem as crianças a praticar a contação de suas histórias cotidianas.

Aluna de Pedagógia do PARFOR/UFPI mostra para a pequena Serena, sua filha, ilustração de livro durante oficina de Contação de Histórias

Professora Márcia Evelin se transforma no "Rei de Quase-Tudo" na oficina "Literatura Infantil: leitura e contação de histórias"

O professor Moisés Tolentino Bento da Silva criou um clima de descontração e aprendizado na oficina “Fisiologia do treinamento de força: da criança ao idoso”, o que conquistou a atenção dos alunos do curso de Educação Física. De acordo com os acadêmicos, a oficina foi muito válida porque acima de tudo trouxe novos conhecimentos.

Alunos destacam a relevância da oficina “Fisiologia do treinamento de força: da criança ao idoso” para o curso de Educação Física

 

Acadêmicos do PARFOR/UFPI marcam presença em oficina na III JOIA

Kit Pedagógico

Kit Pedagógico criado pelo PARFOR/UFPI

A Coordenação Geral juntamente com os Coordenadores de Curso entregou dezenas de Kit’s Pedagógicos, aos alunos das Licenciaturas em de Educação Física e Pedagogia, dos pólos de Esperantina e Batalha. 

Os Kit's de materiais e uniforme distribuídos pelo PARFOR/UFPI foram criados para auxiliar discentes e docentes nas atividades curriculares, e é composto por: uma bolsa, uma caneta, uma borracha, um grafite, uma camiseta personalizada e Cadernos de Apoio Pedagógicos (Cadernos de Texto).

A entrega dos Kit’s se transformou em um momento festivo, no qual, os alunos se reuniram para tirar fotos e compartilhá-las nas redes sociais.

Alunos do PARFOR/UFPI recebem material pedagógico

 

Maria dos Santos, Apoio Técnico do PARFOR na cidade de Esperantina, entrega certificado para aluno que participou da III JOIA

Da esquerda para a direita, a Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, a aluna do curso de Pedagogia e a Coordenadora Local/Apoio do Curso de Pedagogia 


IV JOIA

A próxima cidade a sediar a Jornada Interdisciplinar Acadêmica (JOIA) do PARFOR/UFPI será Floriano. O evento irá acontecer no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), nos dias 09 e 10 de fevereiro.

 

Confira a programação:

 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.