Brasil Brasil Brasil

Notícias

Plano Nacional de Formação de Professores da UFPI cresce no Estado

Plano Nacional de Formação de Professores da UFPI cresce no Estado

15/01/2015 20:23

O PARFOR desenvolvido no âmbito da Universidade Federal do Piauí já implantou 81 turmas, distribuídas em 7 municípios piauienses.



O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) tem beneficiado o caminho profissional de milhares de professores brasileiros. O Plano foi lançado em 2009 pelo o Ministério da Educação (MEC), em parceria com as secretarias de educação dos estados, dos municípios e do Distrito Federal e as Instituições de Ensino Superior (IES), com o objetivo de ofertar cursos superiores gratuitos a professores que lecionam em escolas públicas, no nível básico, e que não contam com formação acadêmica superior ou que estão atuando fora da sua área de formação.

O Piauí é um dos estados que vem contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Básica do país, por meio do PARFOR. Com vistas à implantação do Plano, em 2010, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) assinou o Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Secretaria da Educação e Cultura do Piauí e o MEC, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento Profissional de Ensino Superior (CAPES).

No início das atividades do PARFOR na UFPI foram implantados sete cursos, em três municípios piauienses e, a partir do segundo ano (2011), o Plano passou a oferecer 14 licenciaturas (Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Geografia, Física, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Música e Pedagogia), distribuídas em 7 municípios: Batalha, Bom Jesus, Esperantina, Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina.

Atualmente, com o ingresso de 22 novos alunos e a implantação de mais uma turma do curso de Pedagogia na cidade de Esperantina, o PARFOR desenvolvido no âmbito da UFPI alcança um total de 81 turmas implantadas e 2.634 matrículas já efetuadas.

“A grande expansão do PARFOR sinaliza para a necessidade de incremento do Plano no contexto do Estado e da UFPI, em particular. Nesse sentido, em 2015, pretende-se dar continuidade ao trabalho de aperfeiçoamento mediante a adoção de medidas de acompanhamento e avaliação do Plano, tais como: ampliação do diálogo e da articulação com os parceiros; realização de evento com a finalidade de discutir os resultados do PARFOR na UFPI e no Estado do Piauí, de modo geral; identificação da produção acadêmico-científica de cursistas, coordenadores e professores e divulgação em revistas, livros e demais publicações do gênero, entre outras”, comenta a Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, professora Glória Ferro.

O Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas dos Cursos Especiais Presenciais do PARFOR/UFPI, realizado no último dia 05, abriu o segundo semestre letivo referente ao ano de 2014. O evento ocorreu no Cine Teatro da UFPI com a participação de alunos, professores e coordenadores vinculados ao programa. O Reitor da UFPI, prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, prestigiou o evento e destacou os esforços da Administração Superior para atender às demandas do PARFOR. 

"Considero o PARFOR um dos programas mais importantes desenvolvidos pelo Governo Federal, e que tem todo o nosso apoio na Universidade Federal do Piauí. Desde que assumimos estamos trabalhando conjuntamente com a Professora Glória Ferro, atendendo todas as demandas que nos são apresentadas para o programa. Pode ter certeza que não faltará empenho, não faltará determinação da Administração Superior para que o PARFOR continue exercendo suas atividades da melhor forma possível", declarou o reitor.
 


Com informações da Ascom/UFPI

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.