Brasil Brasil Brasil

Notícias

Processo seletivo do PARFOR/UFPI recebe mais de 700 inscrições

Processo seletivo do PARFOR/UFPI recebe mais de 700 inscrições

09/10/2014 13:50

O processo seletivo de Professor Formador, Professor Orientador e Supervisor de Estágio para o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da UFPI, encerrou o período de inscrições na última terça-feira (07), com mais de 700 inscritos. A seleção refere-se à oferta de disciplinas para o 2º semestre de 2014, cujo período letivo intensivo ocorrerá entre 05/01/2015 e 21/02/2015.

Estão sendo ofertadas 196 vagas destinadas aos cursos de 1ª e 2ª licenciatura (Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Educação Física, História, Letras Português, Matemática, Música e Pedagogia), realizados nos câmpus/polos da UFPI, localizados nos municípios de Batalha, Bom Jesus, Esperantina, Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina.

Expansão do PARFOR/UFPI

Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação básica pública no Estado, o PARFOR foi implantado na UFPI em 2010. Em pouco tempo o programa teve um crescimento significativo, se firmando como referência no cenário nacional. No primeiro semestre (julho/2010) foram implantados 7 cursos (Artes Visuais, Ciências da Natureza, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática e Pedagogia) e 11 turmas, distribuídos em 3 municípios (Parnaíba, Picos e Teresina), totalizando 312 matrículas efetuadas através do PARFOR no âmbito da UFPI.

Em apenas um ano (julho/2011) passaram a ser ofertados 11 cursos (Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática e Pedagogia) e 36 turmas implantadas, alcançando 1.222 matrículas efetuadas, conforme ilustrado no gráfico abaixo:

Figura 1 - Quantitativo de ingressantes por período (julho/2010 - julho/2011)
Fonte: Dados da matrícula institucional - PAFOR/UFPI

No período 2014.1 foram implantados 14 cursos (Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Música, Pedagogia), com 80 turmas difundidas em 07 municípios (Batalha, Bom Jesus, Esperantina, Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina), sendo atingidas 2.612 matrículas efetuadas.

Em seis semestres letivos (2010.1; 2010.2; 2011.1; 2011.2; 2013.1; 2013.2), foram concluídas 38 turmas dentre as 80 implantadas, desta vez, distribuídas em cinco municípios que mantêm cursos de 2ª Licenciatura.

Segundo a Coordenadora Geral do PARFOR na UFPI, Prof.ª Glória Ferro, a grande expansão do PARFOR sinaliza para a necessidade de incremento do Plano no contexto do Estado e da UFPI, em particular. Assim, em 2014, está sendo dado continuidade ao trabalho de aperfeiçoamento do programa mediante a adoção de medidas de acompanhamento e avaliação, a exemplo da ampliação do diálogo e da articulação com os dirigentes municipais, através de reunião por município/polo, resultando no acordo de que a UFPI ofertará a partir de julho de 2015 mais 4 novos cursos em atendimento a pleitos antigos da SEDUC e também de profissionais que necessitam da formação em Dança, Educação Especial, Letras Libras e Teatro.

Prof.ª Glória Ferro, coordenadora geral PARFOR/UFPI

Foto: Renata Gonçalves

A divulgação da produção acadêmico-científica de coordenadores, professores formadores e cursistas na revista eletrônica do PARFOR/UFPI também integra as medidas de aperfeiçoamento do programa. "A Form@re é a concretização de um sonho que nasceu em julho de 2010 com a implantação do PARFOR na UFPI e legitima os esforços da equipe envolvida, sendo mais um diferencial do nosso programa", afirmou a coordenadora Glória Ferro.

Outra medida de aperfeiçoamento do programa é o pagamento de auxílio financeiro a estudantes no valor de R$ 400,00 (semestralmente) com a finalidade de viabilizar a formação dos cursistas, especialmente no tocante às despesas com deslocamento. A realização de evento com a finalidade de discutir os resultados do PARFOR no Estado do Piauí, previsto para janeiro de 2015, compõe também o rol de medidas de aperfeiçoamento do programa, frisou a coordenadora.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.