Brasil Brasil Brasil

Notícias

PARFOR REALIZA 1ª MOTRIGINCANA
Gincana PARFOR

Gincana PARFOR

PARFOR REALIZA 1ª MOTRIGINCANA

24/03/2014 19:28

Com o objetivo de integrar o processo pedagógico das turmas do quinto bloco de Pedagogia do campus de Teresina a uma dimensão cultural e cidadã, com base na afetividade e na solidariedade entre os participantes, a 1ª Motrigincana do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) aconteceu no último sábado (22), no Espaço Cultural Noé Mendes. O evento finalizou o Projeto de Atividades Complementares da disciplina Motricidade e Escola, ministrada pelos professores Alex Ferraz, Leyla Regis, Carlos Eduardo Leal e Jaiana Aguiar.

Mesa de jurados

A Motrigincana promoveu competições e brincadeiras entre as equipes, julgadas por uma mesa de jurados composta pelos coordenadores do PARFOR, a coordenadora-geral, Profª Glória Ferro, coordenadora do curso de Pedagogia do PARFOR, Profª Benilde Farias, o coordenador do curso de Artes Visuais do PARFOR, Prof. Evaldo Oliveira e pela representante da Sociedade de Apoio ao Deficiente Físico (SOADF), Prof.ª Solange Lustosa.

Equipe organizadora

"A 1ª Motrigincana envolveu quatro turmas do curso de Pedagogia, representadas pelas cores do Brasil, na qual cada equipe exaltou a sua cor com um animado grito de guerra, estimulando a criatividade e fazendo a diferença nas atividades do sábado letivo do programa", explica a Prof.ª Aldora Lebre, coordenadora do curso de Educação Física e uma das colaboradoras na realização da atividade.

A competição teve como uma das provas a arrecadação de materiais de higiene e limpeza doados para a SOADF. A Prof.ª Solange Lustosa agradeceu a parceria da UFPI na inclusão das pessoas com deficiência física e ressaltou que através da SOADF pode-se fazer a vida de muitas crianças e adultos mais feliz. 

Solange Lustosa, representante da SOADF

Segundo a Prof.ª Glória Ferro, a gincana cultural não se limitou ao simples entretenimento. Ela objetivou, sobretudo, a construção do conhecimento em um ambiente lúdico e o desenvolvimento de valores ligados à capacidade de trabalhar em grupo, à liderança, cooperativismo, ordem, amizade, solidariedade e respeito entre os envolvidos. "Isso faz com que os alunos adquiram habilidades e competências que não são usualmente assimiladas no dia-a-dia de uma sala de aula tradicional", afirma.

Materiais de higiene e limpeza doados para a SOADF

Para a Prof.ª Benilde Farias, a 1ª Motrigincana mobilizou a comunidade acadêmica e promoveu uma grande integração entre alunos, professores e coordenadores durante a sua realização.

A Prof.ª Glória Ferro ainda ratificou o compromisso da administração superior da UFPI com o PARFOR face ao grande papel que a universidade assumiu junto ao estado do Piauí, que é o de melhorar os indicadores de educação da nossa população por meio da formação dos professores da educação básica. "O nosso papel vai além de trazer o aluno-professor à universidade, a nossa missão também é a de educar o formando para a vida, ou seja, preparando-o para o exercício da cidadania", ressaltou a professora.

1ª MOTRIGINCANA PARFOR/UFPI

A gincana é um tipo de competição recreativa que tem como objetivo pôr à prova as habilidades físicas, mentais e esportivas dos integrantes das equipes. Várias instituições de diversos estados realizam gincanas, mobilizando um grande número de cidades e pessoas. No estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, esta prática é visível, com destaque para os municípios de São Jerônimo, Charqueadas, Rolante, Portão, Parobé, Taquara, Gravataí, Nova Petrópolis, entre outros.

A 1ª MOTRIGINCANA PARFOR/UFPI aconteceu durante o semestre letivo 2013.2, compreendendo três etapas: planejamento, realização de atividades, produção e coleta de material, durante o período intensivo de 8 a 14 de janeiro e o primeiro retorno da disciplina no dia 8 e culminância, no segundo retorno da disciplina no dia da Motrigincana.

 

Confira mais algumas imagens das equipes.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.