Coordenação de Farmácia participa de Congresso em Brasília

11/05/2009 20:24

Entre os dias 06 e 09 de maio, a capital federal Brasília foi sede da VI Conferência Nacional de Educação Farmacêutica. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico (Abenfarbio) com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e Federação Interestadual de Farmacêuticos (FEIFAR).

A coordenação de Farmácia da UFPI foi representada pela sub-coordenadora do curso, a Profa. Mônica Felts de La Roca Soares. Participaram desta conferência diversas Instituições de Ensino Superior Farmacêutico como primavas, confessionais, comunitárias, estaduais e federais.

Os pontos abordados na conferência foram a profissionalização da gestão da coordenação do curso; gestão do processo educacional; estratégias educativas ensino-aprendizagem; metodologias ativas de ensino-aprendizagem, por meio das técnicas de aprendizagem baseada em problemas, problematização, aprendizagem baseada em projetos, uso de mapas conceituais, dentre outros; técnicas de avaliação e diretrizes curriculares.

A Profa. Mônica afirma que a participação da UFPI neste evento foi de extrema importância, pois a partir das discussões pôde-se avaliar quais dificuldades são comuns para todos os cursos. "Na oportunidade pudemos discutir também quais são as dificuldades regionais que deverão ser equacionadas internamente para não haver discrepâncias entre a capacitação estudantil, além dos pontos fortes da UFPI em relação as Instituições pares que deverão ser valorizados e incentivados." Analisa a professora.

Pôde-se também aprender com experiências inovadoras e bem-sucedidas por parte de outras IES como a utilização de certas metodologias ativas de aprendizagem, que podem de maneira complementar fazer parte das estratégias já adotadas pelo Curso de Farmácia da UFPI.