Projeto de Extensão promove saúde bucal para crianças especiais

11/05/2009 20:20

Gabriel Ferreira tem oito anos e nasceu com paralisia cerebral. Sua mãe, Maria Erinalda, sempre acompanhou o filho nos hospitais para o tratamento. A gravidade da doença de Gabriel e suas implicações fizeram com que a dona de casa priorizasse a saúde do corpo do filho, fragilizado pela falta de coordenação motora.

A atenção com os dentes de Gabriel veio depois. Segundo Maria Erinalda, nem as clínicas odontológicas particulares ofereciam suporte para prestar um atendimento adequado ao seu filho. Os profissionais não estavam preparados para atender um paciente especial e que, devido à paralisia, fazia movimentos bruscos e involuntários. Esta dificuldade ficou no passado com a criação do Projeto de Promoção de Saúde Bucal para Pacientes Especiais (PROSBES), implantado em 2007 pelo curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí e viabilizado pela Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão - PREX.

Em um consultório todo decorado com temas infantis, que fica no Centro Integrado de Educação Especial (CIES), Gabriel recebe atendimento de profissionais e estudantes de Odontologia cercado de toda a atenção e cuidado exigidos pela sua deficiência.

Assim como ele, muitas crianças especiais recebem atendimento odontológico gratuito através do PROBES. Antes da inauguração do CIES, em 2008, o Projeto funcionava apenas com palestras educativas promovidas pelos alunos e professores da UFPI nos hospitais de Teresina, com intuito de estimular a conscientização dos pais e cuidadores das crianças sobre a importância da saúde bucal, muitas vezes deixada em segundo plano. Com a inauguração do Centro, o Programa passou a funcionar efetivamente, promovendo saúde bucal na teoria e na prática, além de despertar nos alunos de graduação a importância do atendimento humanizado e a responsabilidade social do cirurgião-dentista em ações de promoção de saúde em pacientes especiais.

Segundo a coordenadora do Projeto, professora Regina Fernandes, o Programa envolve 16 alunos de graduação, 2 alunos de pós-graduação e 2 profissionais do próprio CIES, sendo muito bem recebido pelos pais dos pacientes. "O nosso maior problema no início era a falta de informação dos pais e cuidadores. Hoje, com essa conscientização, eles procuram muito os nossos serviços", afirma a coordenadora.

O consultório do PROSBES atende em média doze crianças por dia. Os serviços realizados com mais freqüência são de limpeza, aplicação de flúor, extração e restauração. O Projeto é voltado para a Promoção de Saúde Bucal em pacientes especiais de 0 a 14 anos e funciona diariamente nos turnos manhã e tarde. Para receber atendimento a criança precisa apenas ser cadastrada no CIES e agendar a consulta.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social