Solenidade ao Dia Internacional Contra a Corrupção acontece na UFPI

11/12/2015 15:19

Convidados participam da solenidade

Crédito: Francisco Gilásio

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), realizou na noite da última quinta-feira (10), a solenidade em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção, que neste ano tem como tema "Experiências Inovadoras contra a Corrupção".

A programação do ato solene contou com duas palestras. A primeira, intitulada de "10 Medidas contra a Corrupção", foi ministrada pelo Subprocurador Geral da República, Nicolau Dino. Em seguida, foi realizada a palestra "Experiência do Observatório Social de Picos", ministrada pelo Presidente do Observatório Social de Picos, Tiago Lopes.

Autoridades presentes no evento

Crédito: Francisco Gilásio

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Chefe da Controladoria Regional da União do Estado do Piauí, Érica Lobo; a Governadora, em exercício, do Estado do Piauí, Margarete Coelho; o Subprocurador Geral da República e Coordenador da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Nicolau Dino; o Procurador Chefe da Procuradoria da República no Estado do Piauí, Marcos Aurélio Alves Adão; e o Presidente do Observatório Social de Picos, Tiago Lopes.

Segundo o Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a UFPI estará sempre pronta para apoiar eventos e discussões dessa natureza. "Somos uma instituição que tem sempre primado pelo zelo do que é público. Consideramos importantíssimas as ações dos órgãos como Controladoria Geral da União e Ministério Público, para acompanhar o uso dos recursos públicos das instituições, inclusive pela UFPI. Parabenizo, tanto a CGU como o Ministério Público pela iniciativa de realizar esse evento para marcar o Dia Internacional de Combate a Corrupção. Essa ação, além de incentivar o combate à impunidade, chama a população para trabalharmos contra esse grande mal que começa com pequenas ações", afirmou.

A Chefe da Controladoria Regional da União do Estado do Piauí, Érica Lobo, destacou o propósito da realização do evento. "Celebramos mais uma vez o Dia Internacional Contra a Corrupção, incluído pelas nações Unidas, em 2003, por proposta do Brasil. A CGU, desde 2003, tem a tradição de convidar as instituições parceiras e a sociedade para refletir sobre a luta contra a corrupção e o combate a impunidade. Muito já conquistamos, mas ainda há muito que fazer. O mais importante disso tudo é o despertar, nos últimos anos, para assuntos acerca do trato da coisa pública, o que significou grandes avanços e transformações nessa área. Essa deve ser a principal razão de estarmos aqui reunidos, e a qual deve pautar a ação de cada agente público e de cada cidadão", disse.