HU-UFPI promove evento sobre prevenção de acidentes no trabalho

01/12/2015 11:34

Palestras promovem a conscientização acerca de temas como ergonomia e alimentação saudável

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) realiza no período de 30 de novembro a 4 de dezembro, a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O evento, organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), promove a busca contínua das práticas de segurança e saúde e sua consequente disseminação no ambiente hospitalar.

O engenheiro de segurança do trabalho do Hospital Universitário e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPI, Márcio Davi Tenório Correia Alves, ressalta que, no ambiente hospitalar, o diferencial é a relação direta do atendimento às normas de segurança e do bem-estar do profissional com o melhor atendimento aos pacientes, daí a importância da prevenção de acidentes. "Além disso, por estarmos em um hospital universitário, temos o dever de buscar as melhores práticas de segurança, disseminando esse conhecimento no ambiente acadêmico", observa o professor Márcio Davi.

Segundo a advogada Karina Albuquerque Batista, membro titular da CIPA do HU-UFPI, "a Semana é uma exigência da NR-5 e tem como principal finalidade diminuir a incidência de acidentes no local de trabalho através da promoção da conscientização da importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), bem como de boas práticas a fim de evitar acidentes rotineiros".

Karina explica, ainda, que "é de suma importância a comunicação ao Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) para a tomada de providências cabíveis, já que, para cada acidente, há medidas diferenciadas que abrangem medicações preventivas e, em alguns casos, até o afastamento do colaborador".

Membros da CIPA do HU-UFPI

A semana, que enfatiza o tema "Cuidar de si para cuidar do outro", é dirigida a todos os profissionais que trabalham no HU-UFPI, incluindo empregados, servidores, residentes, terceirizados e estudantes que realizam atividades no hospital. Estão sendo tratados temas como ergonomia, alimentação saudável, primeiros socorros e uso de EPI e EPC. "Buscamos uma programação que abarcasse os mais variados tipos de acidente de trabalho, desde aqueles ligados à postura até as doenças causados por maus hábitos alimentares e que repercutem no ambiente de trabalho, já que a legislação concebe o termo acidente de trabalho de forma ampla", finaliza Karina Albuquerque.