XXIV Seminário de Iniciação Científica inicia programação de minicurso

25/11/2015 18:00

A programação dos minicursos do XXIV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), iniciou na tarde desta quarta-feira (25), de forma descentralizada no Campus Ministro Petrônio Portella. Aconteceram três minicursos voltados para a metodologia, pesquisa, estatística.

Minicurso 1

O minicurso intitulado "Técnicas de Metodologia Aplicada á Pesquisa", aconteceu no auditório de Farmácia, foi ministrado pela Prof. Dra. Cristiane Mendes Feitosa, do Departamento de Química e teve como coordenadora e mediadora a Prof. Dra. Maria do Carmo Carvalho Martins, do Departamento de Biofísica e Fisiologia.

Prof. Dra. Maria do Carmo Carvalho Martins, coordenadora do Minicurso.

Para a coordenadora Prof. Dra. Maria do Carmo Carvalho Martins, a iniciação científica funciona como um programa que ajuda a formar e facilitar a inserção dos estudantes nos programas de Pós-Graduação . " É importante que exista, além da apresentação de trabalhos, a proposta de cursos que contribuam para melhorar tanto a construção de projetos de pesquisa como a condução dos trabalhos, reforçando a pesquisa dentro da universidade, para que tenhamos uma formação mais completa", afirma.

Minicurso 2

O minicurso "Escrita e Organização Retórica de Projetos e Pequisa", voltado para as áreas de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; ministrado pelo Profº. Dr. Francisco Alves Filho e coordenado pelo Profº. Dr. Paulo Alexandre Araújo Sousa,  foi o segundo minicurso promovido pelo 24º SIC na tarde desta quarta-feira (25).

Público presente no minicurso

O Minicurso tratou da produção do gênero projeto, abordando tanto aspectos da questão de culturas disciplinares como o entendimento do processo na escrita. A apresentação trouxe aos participantes uma reflexão sobre o que, geralmente, a comunidade acadêmica espera encontrar em um projeto de pesquisa.

Prof. Dr. Francisco Alves ministrando a palestra

Segundo o Prof. Dr. Francisco Alves, a ideia é facilitar o acesso a pesquisa através da linguística e expressão oral, tornando o meio cientifico mais aberto aos acadêmicos. Fazer pesquisa não é um trabalho individual, mas sim coletivo. "As pessoas pensam que é só olhar para o papel e fazer alguma coisa, tem um conjunto de conhecimentos prévios e práticas que são necessárias para que algúem consiga escrever um projeto", ressaltou.

Para Lígia Cardoso, aluna do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, o minicurso contribuiu para ampliar os conhecimentos na área de pesquisa. "Escolhi participar deste minicurso por considerá-lo de extrema importância para a minha formação acadêmica, pois irá me dar suportes para construção e atuação em projetos de pesquisa", comenta.

Minicurso 3

No auditório do CT, foi realizado o minicurso de Estatística: Áreas de atuação, e Introdução a Técnicas básicas utilizando ferramentas computacionais, ministrado pelo Prof. Dr. Fernando Ferraz. Tendo abordado o tema Teste de Hipóteses, o minicurso foi de interesse para todas as áreas.

Prof. Dr. Fernando Ferraz debatendo a tese das hipóteses

"Mostrar a importância das ferramentas da estatística e como aplicar em cada situação, independente do curso, é nosso objetivo aqui, porque independente do curso a estatística é uma ferramenta essencial para prover a verdade" relatou o Professor.