UFPI realiza abertura do VII SDTI

25/11/2015 13:43

Alunos e pesquisadores prestigiaram a abertura oficial do VII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, na manhã desta quarta-feira (25), no Cine Teatro da UFPI. O evento acontece de modo simultâneo ao XXIV Seminário de Iniciação Científica. Ao longo destes três dias, minicursos, apresentação de trabalhos e outras atividades serão realizados no Espaço aberto do CCN II.

Mesa de abertura do VII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (VII SDTI) da UFPI

A cerimônia teve a participação do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; da Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; da Coordenadora de Pesquisa, Profa. Dra. Jaíra Maria Alcobaça; da Coordenadora de Inovação Tecnológica, Profa. Dra. Maria Rita Moraes Chaves; da Membro do Comitê Externo, Profa. Dra. Rosa Ester Rossini; e do Membro do Comitê Interno; Prof. Dr. João Carlos Medeiros.

Profa. Dra. Maria Rita Chaves

Segundo a coordenadora do evento, Profa. Dra. Maria Rita Chaves, o Seminário faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). "O PIBITI vem crescendo com a cultura da inovação tecnológica dentro da nossa Universidade. Além disso, esse crescimento acontece de modo paralelo ao NINTEC, que foi criado em 2007, e a partir de então tem sido disseminado o foco do desenvolvimento tecnológico", acrescentou.

Conferência sobre Leishmania

A programação foi iniciada com a Conferência "Caracterización de proteínas antigénicas de Leishmania", ministrada pelo Prof. Dr. Manuel Soto Alvarez do Centro de Biologia Molecular "Severo Ochoa" Universidad Autonoma de Madrid.

Manuel Soto Alvarez, experiente na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia de Parasitos, explicou que a Leishmaniose é uma doença causada pela espécie de protozoário flagelado Leishmania, que pode se manifestar nas formas de leishmaniose tegumentar ou cutânea, e a leishmaniose visceral ou Calazar. Segundo o pesquisador, a enfermidade é a segunda doença parasitária que mais mata em todo o mundo.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença registra cerca de 500 mil novos casos humanos com 59 mil óbitos anualmente. Somente na América Latina, já foi detectada em 12 países, sendo que aproximadamente 90% dos casos acontecem no Brasil, que apresenta uma média de 3.500 pessoas infectadas e 200 mortes por ano. A estimativa dos pesquisadores é de que para cada humano doente, existam 200 cães infectados.

Mesa-redonda: Ciência, Tecnologia e Inovação no estado do Piauí

Mesa-redonda "Ciência, Tecnologia e Inovação no estado do Piauí: políticas, ações e financiamento"

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), no primeiro dia do XXIV Seminário de Iniciação Científica e VII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (VII SDTI) da UFPI, a mesa-redonda "Ciência, Tecnologia e Inovação no estado do Piauí: políticas, ações e financiamento", coordenada por Prof. Dr. Pedro Castelo Branco Vilarinho, Pró-Reitor de Pesquisa (PROPESQ). A mesa contou com a presença do Prof. Dr. Albemerc Moura de Moraes (Diretor Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI) e do Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho, Gerente de Pesquisa/ Superintendência de Ciência & Tecnologia (SECTEC)/ Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (SEDET).

Albemerc Moura de Moraes apresentou o modelo de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação no Piauí e também explanou alguns programas desenvolvidos pela FAPEPI - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. "Nos últimos 10 anos, o Piauí cresceu cerca de 500% em números de doutores. Anteriormente, tínhamos um pouco mais de 200 doutores e hoje temos acima de 1.200, constituindo um crescimento significativo. Apesar desse crescimento significativo em número de doutores e Programas de Pós-Graduação (40 Mestrados e 10 Doutorados), o mapa de desempenho em C & T mostra que o Piauí ainda encontra-se entre os piores do país".

Francisco Soares Santos Filho, por sua vez, apresentou as políticas, ações e financiamento em Ciência, Tecnologia e Inovação no Piauí desenvolvidas pela SECTEC e SEDET. "Quando falamos em políticas, ações e financiamentos temos que pensar em uma estrutura articulada que não pode ser trabalhada isoladamente. Por isso que a Superintendência de Ciência e Tecnologia (SECTEC) e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (SEDET) foram criadas com o intuito de prestar serviços à sociedade piauiense e fornecer um ambiente favorável de informação e interação entre Governo, setor produtivo, centros de pesquisas, agentes financeiros e universidades, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento tecnológico do estado do Piauí".

Sobre o evento

O XXIV Seminário de Iniciação Científica e VII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (VII SDTI) da UFPI acontecem de 25 a 27 de novembro, nos espaços Rosa dos Ventos e Noé Mendes da Universidade. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e pelo Núcleo de Inovação e Transparência de Tecnologia  (NINTEC) e objetiva apresentar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC AF, da Iniciação Científica Voluntária (ICV) e Programa Institucional de Bolsas para o Ensino Médio - PIBIC.