UFPI realiza abertura do XXIV Seminário de Iniciação Científica

25/11/2015 12:33

Solenidade aconteceu no Cine Teatro da UFPI

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (25), teve início o XXIV Seminário de Iniciação Científica. O evento que já é consolidado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), acontecerá até esta sexta-feira (27), com o objetivo de estimular o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, assim como expor os resultados obtidos na produção científica. A solenidade de abertura contou com apresentação artística da Orquestra de Cordas da UFPI, com direção do Prof. Cássio Martins.

Na ocasião, estiveram presentes, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes; a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; a Coordenadora de Pesquisa, Profa. Dra. Jaíra Maria Alcobaça; a Coordenadora de Inovação Tecnológica, Profa. Dra. Maria Rita Moraes; a Membro do Comitê Externo, Profa. Dra. Rosa Ester Rossini; e o Membro do Comitê Interno; Prof. Dr. João Carlos Medeiros.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Reitor da UFPI ressaltou o apoio da Administração Superior em contribuir com as atividades de iniciação científica e inovação tecnológica promovidas pelos estudantes desta Instituição. "Durante a nossa gestão, nós temos incrementado o apoio às atividades de pesquisa, porque sem dúvidas os estudantes que participam do desenvolvimento científico, serão excelentes profissionais, e futuros pós-graduandos. Ressalto que todos os nossos compromissos com a Pró-Reitoria de Pesquisa estão sendo cumpridos, e todos os prêmios serão entregues na solenidade de encerramento deste prêmio. Outro exemplo desse apoio foi o lançamento do segundo edital da Bolsa Produtividade, para os professores que se submetem aos editais de entidades de financiamento à pesquisa, mas que não conseguem. No ano passado foram ofertadas dez bolsas, já na segunda edição deste ano, dobramos o número de bolsas para os nossos pesquisadores", frisou.

Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

Segundo o Professor Pedro Vilarinho, a UFPI dispõe de 420 bolsistas PIBIC, sendo as bolsas ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ou então, pela própria UFPI. "Além do PIBIC, o programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) já conta com 430 estudantes bolsistas, e para o próximo ano contará com mais de 500 alunos envolvidos. Esses dados mostram a crescente busca pela pesquisa, e a necessidade de ampliar o número de bolsas da nossa Universidade", destacou.

Coordenadora de Pesquisa, Profa. Dra. Jaíra Alcobaça

Durante os três dias do XXIV Seminário de Iniciação Científica serão apresentados 795 trabalhos, dentro desse número, 36 serão expostos na modalidade oral, no qual haverá a escolha dos ganhadores. "Eu digo a todos os pesquisadores que é o momento da Universidade começar a enfrentar o desafio de avaliação e geração dos nossos indicadores de impacto, para isso nós precisamos trabalhar com os estudantes egressos do programa de iniciação científica, permitindo, cruzar os dados da iniciação científica com a pós-graduação", acrescentou a Profa. Dra. Jaíra Alcobaça.

Coordenadora de Inovação Tecnológica, Profa. Dra. Maria Rita Moraes

A Profa. Dra. Maria Rita Chaves, Coordenadora de Inovação Tecnológica, destacou a importância também de se consolidar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). "Nós devemos fazer um convite aos professores que têm laboratórios implantados, e com potencial a desenvolver tecnologia, que vejam como uma primeira opção o desenvolvimento de tecnologia de modo aplicado", comentou

A programação do XXIV Seminário de Iniciação Científica foi iniciada com a Conferência "Caracterización de proteínas antigénicas de Leishmania", ministrada pelo Prof. Dr. Manuel Soto Alvarez da Universidad Autónoma de Madrid.

Confira a programação.