Curso de Farmácia da UFPI inicia campanha de Fotoeducação

24/11/2015 13:57

Iniciou na manhã desta terça-feita (24), a "Campanha de Fotoeducação: Orientações Farmacêuticas na luta contra o câncer de pele", promovido pela Curso de Farmácia e Farmácia Escola da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A campanha, que segue até o dia 26 de novembro nas proximidades dos 3 ( três) restaurantes universitários da UFPI, tem como propósito  promover a fotoeducação, por meio da conscientização de pacientes, comunidade universitária e público em geral quanto ao uso correto de protetores solares e cuidados com a pele. Na ocasião, serão distribuídos cartilhas, folders e aplicação de fotoprotetor orientada por alunos e docentes do curso de farmácia da UFPI.

Entre os dias 24, 25 e 26 serão distribuídos cartilhas, folders e aplicação de fotoprotetor orientada por alunos e docentes do curso de farmácia da UFPI

A campanha acontece em 60 universidades e faculdades privadas e públicas do país, sob a coordenação do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias - FNFU. A inciativa teve início em 2012 e em 2013 aconteceu de forma simultânea em Teresina e Goiânia, com a distribuição de material informativo, a aplicação orientada de fotoprotetores e a capacitação de diversos alunos do curso de farmácia sobre o tema.

Prof. Dr. André Luis Menezes Carvalho

O Coordenador Geral do evento, Prof. Dr. André Luis Menezes Carvalho, conta que a inciativa mostra o quanto as pessoas desconhecem o foto-protetor, o que pode causar danos como manchas, fotoenvelhicimento, e o próprio câncer de pele. "A UFPI, que coordena o projeto a nível nacional, está totalmente envolvida com esta causa. Temos alunos do Curso de Farmácia de diversos períodos, especialmente da disciplina de cosméticos, orientando a população quanto ao uso de protetores, os tipos existentes no mercado, como fazer a aplicação. Além disso, cuidados gerais que fazem parte da fotoproteção como a utilização de roupas adequadas, questão da hidratação. Servidores, funcionários, docentes, todos que chegarem aqui serão atendidos e receberão orientações dos alunos".

A campanha realiza a aplicação orientada, onde as pessoas aplicam os produtos e os alunos avaliam as formas de utilização, dando dicas para que tenham uma proteção adequada

O professor destaca a forma inadequada das pessoas utilizarem a foto protetor, dando a falsa impressão de que estão protegidas. "Temos uma aplicação orientada, onde as pessoas aplicam os produtos e os alunos avaliam as formas de utilização, dando dicas para que realmente tenham proteção adequada. Nós moramos em uma região extremamente quente, e a a Associação Brasileira de Dermatologia recomenda que deve-se evitar a exposição ao sol no horário de 10h às 16h. E as 7h, 8h da manhã já temos um sol intenso, especialmente entre setembro a novembro, o famoso B-R-O-BRO".

Estudante do sétimo período do Curso de Farmácia e uma das orientadoras da campanha, Laynne Leal

Para a estudante do sétimo período do Curso de Farmácia e uma das orientadoras da campanha, Laynne Leal, o protetor solar protege das radiações UVA e UVB. "A UVB é responsável por causar queimaduras e câncer de pele, e a UVA são as principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. Orientamos também quanto a questão do protetor específico para o rosto e corpo, quanto aos diferentes tipos de pele, o FPS (Fator de Proteção Solar), pois quanto mais clara a pessoa for, maior tem que ser esse fator de proteção. Estamos pedindo para pessoa aplicar, para que possamos observar se está aplicando corretamente, se está passando em todas partes que serão expostos ao sol, a importância de aplicar atrás das orelhas, nas mãos, pois envelhece muito rápido, e a necessidade da reaplicação, pois deve-se passar protetor de duas em duas horas", conta.