Professor do CCA tem livro entre os três vencedores do Prêmio Jabuti 2015

20/11/2015 09:11

O Prof. Dr. Ademir Sergio Ferreira de Araújo, lotado no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (CCA/UFPI), recebeu o comunicado que o livro "Agricultura Conservacionista no Brasil" editado em 2014, com parceria do Dr. Luiz Fernando Leite e da Dra. Giovana Alcântara Maciel, está entre os três vencedores do Prêmio Jabuti 2015, na categoria Ciência da Natureza, Meio Ambiente e Matemática.

Segundo o professor, "o Prêmio Jabuti pode ser considerado o Oscar da literatura brasileira e contempla 27 áreas. O prêmio valoriza o talento do brasileiro na redação e organização literária e os vencedores são escolhidos após várias etapas. Os finalistas são, portanto, selecionados entre os melhores livros publicados no ano", afirma.

Prof. Dr. Ademir Sergio Ferreira de Araújo

Publicado no ano passado, o livro descreve o estado da arte e os avanços dos diferentes sistemas agrícolas conservacionistas utilizados no Brasil. Trata-se de uma obra de extrema importância para a agricultura brasileira e desta forma recebe merecida indicação a este importante premio literário nacional.

"O livro Agricultura Conservacionista no Brasil reúne trabalhos de um time de cientistas da Embrapa e de professores universitários de praticamente todo o país. Mostra o crescimento e a situação atual da conservação do solo e da água no Brasil, destacando os desafios de produtores e pesquisadores para que a agricultura avance com o mínimo desgaste ambiental e grande eficiência. A importância do livro para nós reflete os conhecimentos adquiridos por pesquisadores brasileiros em relação ao avanço e desafios da agricultura conservacionista com reflexos nos métodos de agricultura que devem ser praticados no Brasil e no mundo. O livro tem mais de 20 capítulos e mais de 500 páginas, sendo uma referência brasileira para a agricultura e o meio ambiente", explica o professor.

A entrega do prêmio será dia 03 de dezembro, em São Paulo. O professor que se encontra nos Estados Unidos fazendo pós-doutorado será representado pelo Dr. Luiz Fernando Leite.

"Na condição de pesquisador, a premiação é importante uma vez que valoriza o trabalho da equipe na incessante batalha de produzir conhecimento para melhorar a condição de sustentabilidade agrícola e ambiental. Além disso, esta obra coroa uma parceria forte existente entre a UFPI e Embrapa, principalmente", avalia.

Confira o resultado final aqui.

Prêmio Jabuti

O Prêmio Jabuti foi criado em 1958 e é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: além de valorizar escritores, o prêmio destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. O Jabuti 2015 contempla 27 categorias.

Anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem milhares de obras em busca da tão cobiçada estatueta e do reconhecimento que ela proporciona.

É uma distinção que dá ao seu ganhador muito mais do que uma recompensa financeira. Ganhar o Jabuti representa dar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira, significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.

*Com informações do site Prêmio Jabuti.