Curso de Ciências da Natureza concede primeira Láurea Universitária

19/11/2015 15:59

Docentes do Curso de Ciências da Natureza e a estudante Andressa Luíssa durante a entrega da Láurea Estudantil

Desde que começou sua vida escolar, Andressa Luíssa França Borralho coleciona certificados de Honra ao Mérito, distinção conferida a estudantes que obtém as melhores notas da sala de aula. Na Universidade não foi diferente. Hoje (19), ela se tornou a primeira estudante do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Teresina, a receber a Láurea Universitária, concedida a estudantes que apresentam o melhor desempenho nas atividades acadêmicas.

Andressa recebeu a notícia com muita emoção. "Eu sempre gostei de estudar, nunca reprovei na Universidade, mas não sabia que seria a primeira estudante que poderia receber a Láurea. Isso pra mim foi emocionamente", disse.

Andressa Luíssa recebeu a honraria da professora Patricia Maria Martins

A Láurea foi entregue durante a 35ª Assembleia do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e teve a presença da Diretora do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Profa. Dra. Conceição Lage; Coordenador do Curso, Prof. Dr. Rômulo José Fontenele Oliveira; e demais professores da graduação. A estudante recebeu a Láurea das mãos da professora Patrícia Maria Martins Nápoles, orientadora do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendido no semestre passado.

O Coordenador do Curso, Prof. Dr. Rômulo José Fontenele, acredita que a honraria vai motivar outros estudantes

Para o professor Rômulo José, a Láurea é um avanço para a graduação. "Ela representa o progresso científico, extensão, pesquisa e ensino do Curso de Ciências da Natureza. A conquista da Láurea mostra todo o esforço do corpo docente, dos funcionários, do Centro de Ciências da Natureza (CCN) e da gestão da Universidade para que o aluno tenha uma qualificação elevada, num nível realmente superior. Além de ser um incentivo para os outros estudantes que podem ver o reconhecimento do esforço pelo estudo, pesquisa e mérito acadêmico para atingir um objetivo como esse. E para ela é a possibilidade de concorrer com pontuação em concursos, mestrados e doutorados", destacou.

Recém-graduada, Andressa realiza agora o sonho de ser professora e promete reverenciar a honraria recebida. "Além de engrandecer o meu currículo, é mais um incentivo para todo o meu empenho profissional. Com esse título, vou procurar ser uma profissional ainda melhor e buscar honrá-lo, estudando mais para conseguir novos objetivos. E que ele me abra portas", declarou.

Láurea Universitária

A Láurea Universitária da UFPI é concedida ao aluno da turma concluinte de cada curso de graduação em um determinado período letivo que apresentar melhor desempenho nas atividades acadêmicas. São requisitos para a concessão da Láurea Universitária da UFPI:
I - Ter o aluno ingressado na UFPI mediante vestibular ou Sisu;
II - Não ter incorrido em reprovação, qualquer que seja o motivo, em qualquer componente curricular, ao longo de todo o curso;
III - Ter se distinguido como aluno exemplar nas áreas de pesquisa e/ou extensão, mediante indicação do colegiado do curso;
IV - Não ter sofrido penalidade componente curricular de qualquer título, em todo o seu curso de graduação;
V - Ter o aluno o IRA igual ou superior a 8,5 (oito vírgula cinco);
VI - Ter aprovação por média em todos os componentes curriculares.