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UFPI realiza abertura do VII Seminário de Iniciação Científica do PARFOR

UFPI realiza abertura do VII Seminário de Iniciação Científica do PARFOR

12/11/2015 12:39

É com o propósito de discutir a formação dos professores do ensino básico no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica que aconteceu, na manhã desta quinta-feira (12) , no Auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a cerimônia de abertura do VII Seminário de Iniciação Científica do PARFOR/UFPI.

Com o tema Ensino, Pesquisa e Formação de Professores na Contemporaneidade, e a partir da apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), o Seminário também promove o intercâmbio entre graduandos dos curso de Ciências Biológicas e Ciências Sociais (2ª Licenciatura), Ciências da Natureza, Matemática e Pedagogia (1ª Licenciatura), ofertados através do PARFOR nos municípios de Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina. 

Apresentação dos alunos do Curso de Música do PARFOR/UFPI

O evento iniciou com a apresentação dos alunos do Curso de Música do PARFOR/UFPI e prosseguiu com a Mesa Redonda: A pesquisa como princípio educativo na formação e na atuação de professores da Educação Básica, tendo como expositoras as professoras Hilda Mara Lopes Araújo (UFPI/DMTE), Luciana Nobre de Abreu Ferreira (UFPI/CCN) e Neide Cavalcante Guedes (UFPI/DEFE/PPGed). O encerramento acontecerá às 18h, no Espaço Cultural Noé Mendes - UFPI.

Na mesa de cerimônia de abertura estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, a Vice-Reitora, Profª. Drª. Nadir Nogueira, a representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Mirtes Gonçalves Honório, a Coordenadora Geral do PARFOR, Profa. Maria da Glória Duarte Ferro, o Coordenador adjunto do PARFOR, Prof. Ms. José Ribamar Batista, representante dos Coordenadores do PARFOR, Prof. Dr. Edivaldo Leal de Queiroz, representate dos professores integrantes do PARFOR, Ms. Mário Lúcio Ferreira e o aluno representate de Picos, Fabiano Leite.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, o PARFOR tem dado contribuição social muito grande ao país. "A formação de professores do ensino básico é de suma importância para que tenhamos um ensino de melhor qualidade nas escolas públicas do país. Espero que todos os alunos dos cursos oferecidos pelo programa façam a diferença ao retornar às suas escolas, realizando um trabalho que demonstre a melhoria da educação no nosso estado".

Vice-Reitora, Profª. Drª. Nadir Nogueira

Segundo a a Vice-Reitora, Profª. Drª. Nadir Nogueira, o professor, não apenas como reprodutor do conhecimento, mas também gerador e aprendiz, se sente mais envolvido com o processo de ensino e aprendizado. "A experiência do PARFOR na UFPI é algo que nos orgulha e aumenta nosso compromisso com a educação de qualidade. Estamos na perspectiva de trabalhar com a educação básica para que não tenhamos alunos ingressando na Universidade sem base, e melhorando os indicadores da educação. Uma das missões da UFPI é formar e qualificar recursos humanos na perspectiva do estado, do país e da nação como um todo. É um programa de grande alcanço social".

Coordenadora Geral do PARFOR, Profa. Maria da Glória Duarte Ferro

A Coordenadora Geral do PARFOR, Profa. Maria da Glória Duarte Ferro, afirma que o programa surge com o propósito de formar professores na educação básica, investindo na melhoria de aprendizagem dos alunos. "Esse evento consolida uma etapa muito importante dos cursos. Penso que ele matiza a qualidade com qual a UFPI se preocupa e trabalha, essa qualidade que a instituição quer imprimir à formação, particularmente a dos professores da educação básica. É nesse sentido que pensamos a forma de apresentar e defender os TCCs, para divulgar, socializar e compartilhar experiências, e, claro, refletir a importância da articulação do ensino e pesquisa", observa.

Para Mirtes Gonçalves Honoro, as diretrizes dos cursos de formação de professores orientam um trabalho docente que se apresenta cada vez mais complexo. "Os cursos devem dar destaque ao aprimoramento da investigação científica, e nesse sentido, a pesquisa se torna matéria prima no processo de ensino e aprendizagem de professores, pois ensinar requer não só dispor de conhecimento, mas também compreender o processo de construção desse conhecimento".

Prof. Dr. Edivaldo Leal de Queiroz, Coordenador do Curso de Matemática do PARFOR

O Prof. Dr. Edivaldo Leal de Queiroz, Coordenador do Curso de Matemática do PARFOR, destaca a necessidade das discussões sobre a formação de professores no ensino básico serem transmitidas à sociedade "Mudar a sociedade e melhorar a educação básica no Brasil. O programa faz parte da formação de recursos humanos no ensino e tem qualificado cada vez mais professores. Nosso intuito é mudar a realidade da educação no país".

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR

O PARFOR é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação - MEC, em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediados, para ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício nas escolas públicas sem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional - LDR de dezembro de 1996. (Instituido pelo Decreto nº 6.755, de janeiro de 2009).

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