Bolsa de Produtividade em Pesquisa: assinatura do termo de compromisso

09/11/2015 08:07

Estiveram reunidos no Salão Nobre da Reitoria, na tarde da última segunda-feira (09), o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profª. Drª. Nadir Nogueira; o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes; e parte da comunidade acadêmica para assinatura do termo de compromisso referente ao Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa da UFPI - 2015.

A bolsa contempla doutores com um crescente histórico em pesquisa e é concedida para pesquisadores de todas as áreas com o objetivo de distinguir os trabalhos desenvolvidos e valorizar as produções científicas. Entre os critérios para a concessão das bolsas estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

O Reitor reafirmou o compromisso de incentivar cada vez mais a pesquisa na UFPI. "O Programa de Bolsa Produtividade em Pesquisa é um esforço muito grande em apoiar o nosso pesquisador. Este ano, mesmo com o fechamento dos recursos, nós nos esforçamos para priorizar o edital, porque achamos que o apoio ao pesquisador com certeza melhora a qualidade do ensino", relatou.

Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

O Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, destacou a importância do edital Bolsa Produtividade. "Eu acredito que a Universidade cresceu muito, porque a demanda desse ano já foi muito maior do que a do ano passado. Chegamos a ter 30 professores concorrendo a uma vaga da Bolsa Produtividade esse ano, enquanto que no ano passado tivemos apenas 12 professores por vaga. Isso significa que o Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa está tendo uma boa visibilidade dentro da comunidade acadêmica", afirmou.

Administração Superior da UFPI ao lado de professores contemplados com a bolsa produtividade