Professor Luíz Carlos Sales é nomeado professor titular da UFPI

06/11/2015 11:50

O Prof. Dr. Luís Carlos Sales, docente do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), realizou defesa de Memorial Acadêmico no dia 23 de outubro, na sala de Defesa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). A apresentação faz parte das exigências do processo de Avaliação de Desempenho, com a finalidade de promover o docente para a Classe E, de professor titular, sendo aprovado para o último nível da carreira.

Professor Luís Carlos Sales é nomeado professor titular

O Professor Luís Carlos pontua a importância de se chegar ao último posto da carreira docente, visto que ainda existem poucos dentro da nossa Instituição. "Trata-se de uma posição alcançada que vem coroar todo um trabalho realizado nesses 28 anos de UFPI. Esse reconhecimento me traz imensa alegria e muito mais responsabilidade", ressaltou.

Comissão Especial de Avaliação

A Comissão Especial de Avaliação foi constituída por: Luiz Botelho Albuquerque (UFC); Betânia Leite Ramalho (UFRN); Adir Luiz Ferreira (UFRN); João Xavier Cruz Neto (UFPI). O Prof. Dr. Luís Carlos Sales foi o primeiro a atingir este nível da carreira no Centro de Ciências da Educação desde que as novas regras foram implantadas.

Promoção à Classe E

A avaliação para professor titular é constituída de duas etapas. A primeira consiste no processo de avaliação do desempenho acadêmico, levando em consideração diversas atividades desenvolvidas pelo docente, como sua produção intelectual, atividades de extensão, exercícios de cargos, entre outras. Nesta etapa, o professor Luís Carlos atingiu 471 pontos, para um mínimo de 170 pontos.

A segunda etapa pode ser executada através da apresentação e defesa de Memorial ou ainda como defesa de Tese Inédita. No memorial, o candidato deverá fazer descrição e análise de sua atuação como docente ao longo da carreira, priorizando suas atividades nos últimos 10 anos.

Formação e atuação

Ingressou em 1987 na UFPI, como professor concursado para a disciplina Topografia, dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Agrimensura. É graduado em Engenharia Civil (1981), possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). A partir da obtenção dos títulos de mestre e doutor em Educação, transferiu-se para o Centro de Ciências da Educação. Aprofundou estudos na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Representações Sociais, Política Educacional, Financiamento da Educação, Formação de Professores e Qualidade na Educação. Ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI e ex-chefe do Departamento de Fundamentos da Educação/CCE/UFPI. De 2005 a 2010, foi Assessor Técnico e Secretário Executivo da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec). Foi avaliador da CAPES (triênio 2007, 2008 e 2009). Na UFPI, tem contribuído com o fortalecimento do tripé que caracteriza o princípio da indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em relação ao ensino, tem ministrado disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI (Mestrado e Doutorado), no Departamento de Fundamentos da Educação/CCE/UFPI e coordenado disciplina no Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD).