I Seminário de Avaliação e Integração encerra suas atividades com palestras

06/11/2015 12:47

O I Seminário de Avaliação e Integração encerrou suas atividades na manhã desta sexta-feira (06), com apresentações de palestras e exposições em stands. Durante os três dias do Seminário foram realizadas conferências, apresentações culturais e mesas-redondas que debatiam a Formação Continuada de Professores. O evento aconteceu no Auditório Luiz Pires de Lima - Espaço 2, do Centro de Convenções Atlantic City.

Presidente do GEEMPA/RS, Esther Pillar Grossi

A Presidente do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação Voltada para Professores do Ensino Fundamental - GEEMPA/RS, Esther Pillar Grossi, foi uma das palestrantes convidadas com o tema Ensino e Aprendizagem: Todos podem aprender. "Todos nós temos inteligências iguais. Só quem não aprende é quem não tem cérebro, e quem não tem cérebro não vive", diz.

A professora ressaltou ainda a importância do Seminário de Formação Continuada. "Um fato muito importante que a GEEMPA mostrou foi que aprendemos tanto com quem sabe mais, com quem sabe o mesmo e com quem sabe menos que nós. E quando nós trocamos com iguais o que sabemos, é que acontecem as aprendizagens mais importantes", afirma.

Palestrante Maria Teresa Pessôa, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)

Para a palestrante Maria Teresa Pessôa, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Coimbra, Portugal), o principal desafio é a vontade de mudar. "O grande desafio da formação continuada é saber olhar para as realidades do dia a dia e tentar fazer uma ligação do cotidiano da escola com o saber mais teórico da universidade. Se não tiver vontade, nada se muda. Deve haver a necessidade de mudar, vontade e prazer", ressalta.

Professores assistem às duas palestras no último dia do I Seminário de Avaliação e Integração

No I Seminário de Avaliação e Integração - Políticas de Formação Continuada: da teorização à complexidade da prática, os docentes que participaram dos 33 cursos oferecidos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) tiveram a oportunidade de apresentar o resultado dos trabalhos desenvolvidos nas escolas.

Professora da rede municipal de Floriano (Piauí), Francisca Pereira da Silva

É o caso de Francisca Pereira da Silva, professora da rede municipal de Floriano (Piauí), que participou do Curso de Proposta Curricular e Metodologia na Educação Integral. "Nós recebemos o curso como um grande avanço. Seguimos uma sequência didática em que nós não ficamos apenas dentro da escola, fizemos pesquisas ao redor da escola, até construímos jarros com material da própria localidade e livros de plantas medicinais da região. Os alunos ficam satisfeitos, porque não é só sala de aula", conclui.

Confira mais fotos:

Professores apresentam os materiais desenvolvidos nas escolas