I Seminário de Avaliação e Integração

05/11/2015 15:02

Com o objetivo de colocar em debate e avaliar as ações do Programa Formação Continuada, desenvolvidas pela UFPI/COMFOR no Estado do Piauí, é que o I Seminário de Avaliação e Integração - Políticas de Formação Continuada: da teorização à complexidade da prática, chega ao seu segundo dia de atividades. O evento acontece no Auditório Luiz Pires de Lima - Espaço 2, do Centro de Convenções Atlantic City e segue até o dia 6.

Mesa Coordenada com o Tema Avalição dos Cursos de Formação Continuada realizados no Estado do Piauí (SEB/MEC)

A solenidade de abertura reuniu profissionais da educação e setores governamentais para avaliar as ações desenvolvidas pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Piauí (COMFOR/UFPI).

Na ocasião estiveram presentes, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Coordenadora do COMFOR/UFPI, Prof. Dr. Maria da Glória Carvalho Moura, o Superintendente do Ensino Superior da Secretaria de Educação do Estado do Piauí, Carlos Alberto Pereira da Silva, e demais representantes de Órgãos governamentais da Educação.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Reitor atentou para o alcance dos cursos ofertados. "A meta física atingida foi maior do que a prevista. Estava previsto a qualificação de 25.618 participantes e foram qualificados 31.191 docentes. Isso é resultado da competência e dedicação no que faz. O retorno é imenso para a qualidade do ensino básico para todo o Estado", comemorou.

Na manhã desta quinta-feira, 05, segundo dia do evento, aconteceu a mesa coordenada com o Tema "Avalição dos Cursos de Formação Continuada realizados no Estado do Piauí (SEB/MEC)", onde os representantes dos participantes dos cursos expuseram sua avaliação durante dez minutos, e os coordenadores dos cursos tiveram cinco minutos para as devidas mediações. Além disso, ocorreu também a mesa intitulada "Formação Continuada de Alfabetizadores: interfaces com a prática docente", tendo a coordenadora geral do PNAIC no Piauí, Prof.ª Antônia Edna Brito, como palestrante.

Mesa de honra para solenidade de abetura do I Seminário de Avaliação e Integração - Políticas de Formação Continuada: da teorização a complexidade da prática

Entre os programas debatidos na mesa estavam o Curso de Extensão Formação Continuada dos Conselhos Escolares, Curso de Especialização e Coordenação Pedagógica; Curso de Gestão Escolar; Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio; Curso de Especialização e Docência Municipal em Tempo Integral; Curso de Extensão em Docência na Educação Infantil.

Segundo a Coordenadora do Comitê Gestor Institucional da Formação Inicial e Continuada dos Professores da Educação Básica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho, o objetivo do evento é debater com os professores o nível da satisfação em relação ao curso, assim como as expectativas para o programa nos próximos anos. "Nós iniciamos a discussão com o Ministério da Educação em 2009, e tínhamos oito cursos. Com a institucionalização do Comitê pela UFPI, em 2013, quando o Prof. Arimatéia entrou como Reitor, assumi a coordenação e tivemos oportunidade de realizar 24 cursos, de 2013 a 2015".

Coordenadora do COMFOR/UFPI, Prof.ª Dr.ª Maria da Glória Carvalho

Para ela, o ano de 2016 deve começar atendendo desejos e as expectativas dos professores, para que possam trabalhar as dificuldades de seus alunos. "A dinâmica da UFPI tem sido a de trabalhar a formação dos formadores para que estejam preparados e capacitados a continuar o trabalho em seus municípios. Através dessa avaliação pedagógica, podemos conhecer as falhas, e dessa forma, melhorar e oferecer uma educação de qualidade."

A Professora Maria da Gloria conta que o forte é trabalhar com a educação em tempo integral. "Buscamos construir uma rede, como na logo do Seminário, aonde o conhecimento vai aflorando, e formando uma rede, envolvendo a UFPI, as secretarias, e os ministérios."

O Secretário Municipal da Educação de Piripiri, Rodrigo Amaral, ressalta a oportunidade de agregar novas perspectivas e fortalecer novas parcerias. "A grande importância é a integração de várias cidades e cursos, e a oportunidade de trocar ideias, mostrar nossos trabalhos e estreitar os laços com as instituições de ensino", observa.

Para a Coordenadora de Redes Públicas da Secretaria da Educação Básica do MEC, Evelyn Ramos, o Seminário possibilita um aprendizado constante. "É muito gratificante ter a oportunidade de apreciar o resultado do trabalho das formações oriundas das politicas públicas do MEC. E verificar como a UFPI trabalha isso com tanta excelência. Todas as formações que acompanhamos são exitosas, e é até uma oportunidade de fazer um balanço do nosso próprio trabalho. Boas partes dos cursos são de educação à distância, e analisamos o crescimento desse acompanhamento e dessa forma de oferta de cursos por parte tantos dos cursistas quanto das equipes formadoras".