UFPI realiza abertura do II CONGEAfro

04/11/2015 11:34

A abertura do II Congresso sobre Gênero, Educação e Afrodescendência: Orgulho de Ser Afrodescendente: Lugares e Identidades, aconteceu na manhã desta quarta-feira (04),  no auditório do Centro de Ciencias da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí. O evento, que segue até o dia 06 de novembro, tem entre seus objetivos promover diálogos transversais, articulando diversas entidades, áreas do conhecimento, esferas governamentais e grupos de pesquisa preocupados com as questões de gênero e Afrodescendência nas educações escolar, populares, sindicais, rurais, sexuais e outras e dar visibilidade às experiências de sujeitos afrodescendentes, especialmente de mulheres, com seus sucessos e suas barreiras nos campos educacionais, sociais, profissionais e culturais.

Além disso, o Congresso procura sensibilizar pesquisadores/as, professores/as e estudantes, da educação básica à superior e pós-graduação, para relevância dos estudos de gênero e Afrodescendência como modos de entender para apoiar nas lutas para justiça social e renovação na área da educação escolar; bem como incentivar o desenvolvimento de mais estudos, atividades acadêmicas e pesquisas em torno da temática.

Estiveram presentes na mesa de abertura, o Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho, a Vice-diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz Gomes, a Vereadora Rosário Bezerra, os Coordenadores do CONGEAfro, Prof. Ms. Ariosto Moura e o Prof. Francis Musa Boakari, e, representando o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, o Prof. Dr. José Miguel Ferreira.

O II Congresso sobre Gênero, Educação e Afrodescendência acontece até o dia 6

Para o Coordenador do evento, Prof. Francis Musa Boakari, é necessário congregar pesquisas e estudos sobre esses temas, a fim de fortalecer a cidadania e o respeito. "Esperamos que durante os próximos três dias, tenhamos oportunidade de discutir e conversar sobre os brasileiros de descendência africana. Nosso objetivo é discutir o Brasil em uma outra perspectiva".

Segundo o Prof. Dr. José Miguel Ferreira, os temas relacionados à gênero, educação e afrodescendência precisam extrapolar os muros da Universidade, de modo a impactar a sociedade. "A temática é importante pois insiste e não permite separar gênero e educação da afrodescendência. São bandeiras que se constroem no dia a dia para que conduzam ao respeito aos afrodescendentes. A UFPI se sente muito honrada em ter essas temáticas debatidas", conta.

A Vereadora Rosário Bezerra considera um momento importante para debater a temática da afrodescendência no Brasil. "É mais que oportuno estarmos aqui para construirmos e preservarmos a nossa identidade. Estamos lutando para que os afrodescendentes possam ser respeitados e possam conquistar toda a igualdade de tratamento e acesso no nosso país."

O II CONGEAfro é organizado pelo Núcleo de Estudos Roda Griô: Gênero, Educação e Afrodescendência- RODA GRIÔ, com apoio do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGED), do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), da Licenciatura em Educação do Campo, Música e Artes Visuais (DMA), Comunicação Social, e do Centro de Ciências da Educação (CCE).