Administração Superior da UFPI visita obras da pista de atletismo

04/11/2015 09:34

Pista olímpica se encontra na etapa de revestimento

Na última terça-feira (27/10), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, e a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira acompanhados do Chefe do Departamento de Educação Física Sérgio Galan visitaram as obras da primeira Pista Olímpica de Atletismo do Piauí. Em construção no Setor de Esportes, as obras se encontram em fase de conclusão, com previsão de entrega dentro do prazo de 30 dias.

Com iniciativa do Governo Federal nos esportes olímpicos e paraolímpicos, em decorrência da Olímpiada de 2016, que será sediada no Rio de Janeiro. A área total é de nove mil metros quadrados e a com pista de 400 metros (segundo a raia interna), além das áreas para a prática de arremessos e saltos. De acordo com o projeto, a pista será feita em padrão A2, qualidade semelhante à utilizada nos Jogos Olímpicos de Londres, o que possibilitará a realização de um número maior de competições de nível local à internacional.

Segundo o Reitor, a pista de atletismo é um sonho antigo dos esportistas piauienses e após a implantação será desenvolvido um projeto pedagógico visando à promoção da prática do atletismo não só pela comunidade acadêmica, mas para a população de modo geral. "O Piauí tem vocação para o atletismo. Temos vários piauienses que se destacaram em competições nacionais e internacionais, sem uma estrutura adequada para treinamentos. Agora com a pista, tenho certeza que vamos incentivar muito a prática do atletismo no Piauí e, em consequência, teremos muitos outros piauienses se destacando no Brasil e no mundo nessa modalidade de esporte. A pista de atletismo apesar de estar no espaço físico da UFPI, ela não é só da UFPI, é uma pista a ser colocada à disposição de toda a comunidade", afirmou.

No momento, a pista está na etapa de revestimento. "Será feito o revestimento na área de corrida, após isso, no período de dois a três dias, será colocada a grama na porção que envolve a pista de atletismo. Concluída a etapa de revestimento, se passa para a parte do alambrado. Ao terminar todas essas fases será feita a pintura final no aparato esportivo", destacou o Prof. Dr. Sérgio Galan.

Centro de Excelência em Badminton do Piauí

Projeto do Centro de Excelência em Badminton do Piauí (Fonte: Dilvugação)

No mesmo local, também será construído o primeiro Centro de Excelência em Badminton do Piauí. A oportunidade de construção do Centro se deu em decorrência da aprovação da construção da pista de atletismo. A obra está em fase de licitação e serão investidos mais de quatro milhões de reais na construção do complexo, que contará com um ginásio com seis quadras de badminton, de acordo com as normas internacionais, além de arquibancada para 500 pessoas. O centro também abrigará academia, departamento médico, alojamento, cabines para imprensa, auditório, biblioteca e espaço administrativo. A construção é um marco na história do Badminton no Estado. Atualmente, o Piauí possui 15 atletas entre os 50 melhores dessa modalidade esportiva.

Confira mais fotos: