HU-UFPI promove campanha de doação de sangue

23/10/2015 09:40

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), está promovendo nos dias 22 e 23 de outubro, a Campanha de doação de sangue "Você é a gota que falta", objetivando mobilizar doadores da comunidade acadêmica, da sociedade teresinense e do próprio hospital.

Doar sangue é um ato de solidariedade

O projeto "Você é a gota que falta" tem por meta a captação e fidelização de doadores de sangue. Nesse sentido, a enfermeira Jordânia Dantas explica que os dias de doação foram antecedidos de uma ação de sensibilização, na qual diversos profissionais do Hospital Universitário atuaram em prol da conscientização da importância do ato de doar sangue. "Uma equipe multiprofissional do HU-UFPI, em especial médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, realizaram abordagens de diferentes naturezas, a exemplo de palestras, sobre a importância da doação voluntária de sangue junto a pacientes, acompanhantes e visitantes", explica Jordânia.

O projeto tem por objetivo a captação e fidelização de doadores de sangue

A Chefe da Unidade Transfusional, enfermeira Lariza Martins Falcão, ressalta que a campanha possui relevância tanto para os doadores como para os receptores. "Para o doador é importantíssimo por ser um ato de solidariedade, por ser uma oportunidade de ajudar não só uma pessoa, mas cerca de três. Já para o receptor, a doação é extremamente necessária, pois ele está carente daquele hemocomponente. Se não houver, a situação de saúde do receptor pode se agravar", explica Lariza.

O Gerente de Atenção à Saúde, Dr. Élio Rodrigues, esclarece que, embora as doações estejam ocorrendo no HU-UFPI, as bolsas de sangue se destinam ao Hemopi e não priorizam pacientes do Hospital Universitário. "Nossa intenção é contribuir com o atendimento da demanda da população", reforça.

Profissionais do HU-UFPI atuam em prol do êxito da campanha de doação de sangue

Cláudio Farias, um dos doadores, confessa que "estava no Hospital Universitário para receber um exame quando soube da campanha de doação de sangue. Sou doador há mais de quatro anos, então fui fazer minha parte, que é ajudar as pessoas que precisam. Eu gosto de doar, acho que é uma coisa boa que a gente faz".

As doações continuam acontecendo hoje (23) até às 18 horas, envolvendo na organização cerca de 30 profissionais do Hospital Universitário, entre médicos, professores da UFPI, técnicos de enfermagem e técnicos de laboratório. "Nosso envolvimento na campanha se justifica porque sabemos da importância da doação de sangue como forma de salvar vidas", declara a enfermeira Jordânia Dantas.