UFPI realiza abertura do Seminário Interestadual Educação Indígena

22/10/2015 11:11

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), a abertura do I Seminário Interestadual Educação Indígena e Interculturalidade no Território Etno-educacional Potirõ (Piauí e Ceará), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  O evento, que segue até o dia 24, tem como tema "O que os povos indígenas têm a nos ensinar sobre educação indígena?", e contará com uma programação que inclui debates e conferências.

Abertura do I Seminário Interestadual Educação Indígena e Interculturalidade no Território Etno-educacional Potirõ (Piauí e Ceará)

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Francisco Guedes; a Coordenadora do Seminário, Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Alves Bonfim; o Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho; a Profa. Dra. Andrea Acigarraga, da Universidade Estadual Vale do Acaraú; o Prof. Dr. Fabi Fontele, da Universidade Fedral do Ceará; e o Cacique João Venâncio, da Tribo Tremembé.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Para o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, as atividades realizadas durante o evento serão enriquecedoras. "Este Seminário é um marco para a Universidade Federal do Piauí na relação da interculturalidade e do respeito a todas as comunidades. Tenho certeza que todos sairão mais ricos com as discussões que serão realizadas", destaca.

Prof.ª  Dr.ª Maria do Carmo Alves Bonfim

A Coordenadora do evento, Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Alves Bonfim, diz ser fundamental a discussão a respeito da realidade indígena e sua inclusão. "Este evento é para possibilitar, provocar, impulsionar o trabalho articulado na UFPI sobre a realidade indígena, não só do Piauí, mas também em outros estados. Estamos lançando a pedra fundamental em termos de convivência com pessoas de grupos indígenas, e é importante a particiapação deles, não só nos eventos e seminários, mas também nos segmentos estudantis da Universidade".

Segundo o Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho, é preciso dar mais foco aos estudos sobre o povo indígena. "É com satisfação que o Centro de Ciências da Educação realiza este Seminário, ressaltando que a temática é bastante pertinente e atual, sendo extremamente necessário discutirmos com mais intensidade nossas origens".