Simpósio de História recebe visita de estudantes da rede pública de ensino

09/10/2015 10:55

As oficinas foram realizadas nas salas do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL)

Na manhã desta sexta-feira (09), o XII Simpósio de História e I Seminário da Pós-Graduação em História do Brasil, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram seis oficinas com o objetivo de receber estudantes do ensino fundamental e médio de três escolas da rede pública de ensino. As temáticas abordadas tratam da relação entre história e imagem, cinema, artes-plásticas, música, entre outros assuntos.

Coordenadora do PIBID-História, Profa Dra Cláudia Fonteneles

As oficinas foram organizadas pela Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID-História). Cerca de 120 estudantes das escolas Darcy Araújo, Pedro Freitas Neto e do CEPTI Governador Dirceu Mendes Arcoverde participaram das atividades. "O nosso objetivo é fazer com que os estudantes percebam que a história é um fazer cotidiano e intencional do presente. Então, o estudo desta área fornece protagonismo tanto aos sujeitos que estamos estudando no passado, quanto aos estudantes. E isso é importante para que eles tenham vontade de ingressar na Universidade, porque esse espaço também é deles", destacou a coordenadora do PIBID de História, Profa Dra Cláudia Fonteneles.

Mestrando da Pós-Graduação em Políticas Públicas, Sthênio Sousa

Segundo o mestrando em Políticas Públicas, Sthênio Sousa, o espaço destinado a receber estudantes é essencial para estreitar os laços com a comunidade. "Nós idealizamos esse momento trazendo as crianças para dentro da UFPI, onde elas terão um momento não só para aprendizagem, mas também para lazer e diversão. Então, eu espero que essas crianças se sintam bem recebidas por toda a Universidade", comentou.

Estudante do Ensino Médio, Pedro Henrique Viera

Os estudantes que participaram das seis oficinas sob a coordenação dos alunos do PIBID são de turmas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. "Eu acho muito interessante, porque é a oportunidade para conhecer a Universidade que um dia todos nós temos vontade de estudar", frisou o estudante do 2º ano do ensino médio, Pedro Henrique Vieira, de 16 anos.

A programação do Simpósio de História se encerra com conferência nesta noite, com o Prof. Dr. Arno Wehling, que ministra a palestra "O IHGB e a Escrita da História do Brasil".