Professor José Algaci é nomeado professor Títular da UFPI

15/10/2015 08:51

O Prof. Dr. José Algaci Lopes da Silva, engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal), e Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal), apresentou no ínicio deste mês, a sessão de defesa de Memorial Acadêmico, como parte do processo de progressão funcional para o cargo de professor Titular.

Prof. Dr. José Algaci Lopes da Silva

Estiveram reunidos presencialmente os professores doutores José Machado Moita Neto (UFPI), Eunice Maia de Andrade (UFC), e Fernando Felipe Ferreyra Hernandes (UFC), e virtualmente a professora doutora Riselane de Lucena Alcântara Bruno (UFPB). A comissão reunida elegeu o professor Fernando como presidente da mesa, passando este a coordenar os trabalhos. Após o término da Etapa I e II, onde o candidato fez sua apresentação, o presidente e os membros fizeram suas indagações. Passada a fase de arguição, a banca se reuniu e considerou que o candidato respondeu satisfatoriamente todas as questões. Deste modo, a comissão atribuiu que o professor estava APTO à Professor Titular pela apresentação do Memorial, considerando-o aprovado.

Em atividade na Universidade Federal do Piauí (UFPI) desde 2001, José Algaci relembra momentos marcantes em sua carreira acadêmica. "Quando participei da comissão que criou o mestrado de agronomia, além da recente criação do doutorado na mesma área. Alcançar este título significa ter chegado ao topo da carreira de professor, ao mesmo tempo em que torço para que sejam criados outros níveis, de maneira que o professor se sinta instigado a evoluir mais em sua área", conta.

Resumo do currículo do professor José Algaci Lopes da Silva

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (1990), Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e Doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção de Grandes Culturas, atuando principalmente com: soja (nematóide de cistos), feijão-caupi e mandioca. Participa de dois programas de Pós-Graduação: Agronomia (CCA/UFPI) e Alimentos e Nutrição (CCS/UFPI), ambos como membro permanente.

Mais informações aqui.