UFPI apresenta experiências de extensão no FORPROEXT-NE

05/10/2015 17:00

No Fórum de Pró-Reitores de Extensão do Nordeste (FORPROEX-NE), realizado em Parnaíba, no período de 01 a 03 de outubro, professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) apresentaram experiências bem-sucedidas de projetos de extensão desenvolvidos em comunidades da região.

Foi apresentado o projeto Piauí EcoFest, desenvolvido no município de Cajueiro da Praia e que mobiliza a comunidade para a preservação da biodiversidade. Inaugurado recentemente, o Polo de Desenvolvimento Tecnológico também foi apresentado em uma mesa redonda pelo professor da UFPI Gildário Lima, idealizador do projeto. O Polo reúne dez organizações públicas e privadas que trabalham com Tecnologia da Informação (TI).

Durante o evento, os participantes destacaram a parceria das Instituições de Ensino com a prefeitura de Parnaíba como um modelo que deve ser adotado em outras regiões. Eles puderam assistir também, apresentações culturais de projetos sociais apoiados pela UFPI, como o Arte na Lata, ação que utiliza material reciclável para a confecção de instrumentos musicais e acolhe jovens de um bairro de Parnaíba.

No encerramento do evento, foi elaborada uma carta de intenções políticas do Fórum destinada ao Governo Federal e feitos os encaminhamentos para a próxima edição do evento. O Fórum reuniu representantes de 33 Instituições de Ensino Públicas Federais, Estaduais e Municipais e foi organizado pela UFPI, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Confira mais informações no vídeo: