HU realiza 3° e último ciclo de Pesquisa de Satisfação do Usuário

02/10/2015 15:19

É com satisfação que o Grupo de Coordenação da Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Hospitais Universitários Federais/EBSERH informa que o 3º Ciclo da Pesquisa será iniciado no próximo dia 06 de outubro, com término em 18 de novembro. Serão aplicados 470 formulários a pacientes que utilizam os serviços de ambulatório e internação. A pesquisa ocorre simultaneamente em 28 Hospitais Universitários com gestão da Empresa Brasileira e Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela administração desses hospitais.

A pesquisa, coordenada e desenvolvida pela Ouvidoria, vai gerar dados sobre itens como tempo de espera, infraestrutura e atendimento, possibilitando a melhoria dos serviços oferecidos no hospital. Segundo a ouvidora Leila Leal Leite, ações que promovem a aproximação com o paciente são valorizadas pelo Hospital Universitário da UFPI. "As ouvidorias são fundamentais para a melhoria da qualidade do atendimento ao público. A pesquisa de satisfação proporciona dados que nos orientam nas ações que promovem atendimento acolhedor e humanizado aos pacientes", afirma.Após a coleta dos dados, as informações são enviadas automaticamente para um banco de dados da Ebserh, sendo processadas ao término da pesquisa. "A partir dos resultados será elaborado um plano de ação de melhorias", esclarece Leila Leal.

Trata-se do último ciclo do ano e sua realização está alinhada ao cronograma que fora pactuado na RNOHUF no início de 2015, por meio de videoconferências. Cabe destacar que este importante processo iniciado em 2013, cuja liderança se faz pela Ouvidoria-Geral EBSERH, tem trazido resultados reais para a melhoria dos serviços prestados nos HU. Em dois anos de pesquisa, milhares de cidadãos brasileiros em todas as regiões do país tiveram suas vozes ouvidas, o que possibilitou melhorias na infraestrutura, nos contratos com empresas terceirizadas e treinamentos com as equipes de saúde e de recepção. Nada disso seria possível não fosse o trabalho de cada uma das Ouvidorias que, mesmo com inúmeras adversidades, abraçou este projeto, foi a campo, fez acontecer.