FORPROEXT-NE: mesa discute culturas populares em Territórios Litorâneos

02/10/2015 11:40

A mesa-redonda "Criando e Resgatando Culturas Populares em Territórios Litorâneos" teve a participação das professoras Maria Helena Cortez, do Curso de Economia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Parnaíba; Aurea Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia, da UFPI/Parnaíba; e do professor Claudio Assis, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A mesa foi coordenada pelo professor Eduardo Cunha, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Professora Aurea Pinheiro

A professora Aurea Pinheiro apresentou o projeto "Paisagens da Ilha: patrimônio, museus e sustentabilidade". Ela destacou a riqueza cultural da região que ainda possui comunidades indígenas com características que são repassadas pelos antepassados dos moradores e a necessidade dos projetos de extensão contribuírem para a preservação dessas áreas. "Esses projetos devem promover uma interlocução entre a academia e a comunidade", destacou.

Professora Maria Helena Cortez

O "Casamento do Cavalo Marinho e o Peixe Boi", coordenado pela professora Maria Helena Cortez, também foi apresentado como experiência de projeto de extensão que privilegia a participação da comunidade. O projeto foi implantado há um ano e envolve a comunidade do município de Cajueiro da Praia. "Esse projeto de extensão quer fortalecer a comunidade, capacitar as pessoas para que elas mesmas consolidem essa ideia. O casamento é apenas um símbolo da celebração dessa biodiversidade, que é muito rica. É um potencial muito bom e mostra que ainda somos um lugar limpo, sustentável e onde a natureza é preservada", afirmou.

Integrantes do Projeto Arte na Lata

Os participantes acompanharam ainda a apresentação do Projeto Arte na Lata, desenvolvido com crianças e jovens do Bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba. O projeto utiliza materiais reclicados, como tambores de plástico e latas de alumínio, para a confecção dos instrumentos musicais. Os estudantes são os responsáveis pela confecção de seus instrumentos.

A programação da manhã teve ainda Vivências Populares com a apresentação do "Mapa panorâmico e pictórico dos povos do Delta", feita pela professora Edvania Assis, do Curso de Turismo da UFPI/ Parnaíba.

A mesa-redonda "A cultura como suporte para o protagonismo estudantil", às 14h, vai abrir a programação da tarde. O FORPROEXT-NE segue até amanhã (03) e reúne representantes de 33 Instituições de ensino públicas federais, estaduais e municipais do Nordeste.